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terça-feira, 30 de agosto de 2011

SUSTENTABILIDADE E CADEIA DE SUPRIMENTOS





A reflexão sobre as práticas empresariais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária preocupação com o tema sobre sustentabilidade. Por isso, a presente postagem, tem por objetivo traçar de forma rápida e sucinta, os principais conceitos que abragem os temas Sustentabilidade e Cadeia de Suprimentos, finalizando com o exemplo de uma empresa que pratica no seu dia-a-dia essa atual forma de gestão.


SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Segundo Wikipédia, Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.

O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental.


SUSTENTABILIDADE X ORGANIZAÇÃO


A preocupação ambiental é uma realidade nas organizações modernas. O meio ambiente tornou-se tema de primeira ordem para empresários preocupados com o crescimento global e diferenciado que precisam dar as suas organizações. Não se trata de um despertar tardio da consciência ecológica no ramo empresarial e sim de uma estratégia que pode levar a vantagens competitivas ao promover a melhoria contínua dos resultados ambientais da empresa. Sem falar da minimização dos impactos ambientais das atividades empresariais, que resultarão em considerável ganho financeiro, além de favorecer ao crescimento focado na sustentabilidade.




SUSTENTABILIDADE X CADEIA DE SUPRIMENTOS




O gerenciamento sustentável das cadeias de suprimentos representa, para algumas organizações, a integração e o gerenciamento dos aspectos sociais, éticos, ambientais e econômicos através das cadeias de suprimentos (CHARTER ET AL., 2001). Considere se, entretanto, que estas cadeias representam a produção e o consumo sustentável e envolvem empresas, governo, comunidade e usuários que contribuem com a qualidade ambiental e, conseqüentemente, com a produção e o uso eficientes de recursos naturais, minimização de desperdícios e otimização dos produtos e serviços.

Conforme LAMBERT & COOPER (2000), o gerenciamento de todos os fornecedores a partir do ponto de origem e de todos os produtos/serviços a partir do ponto de consumo envolve um certo grau de complexidade. O foco na política ambiental requer uma maior integração entre todos os elos das cadeias, visando os problemas ambientais e pressupondo que os resultados almejados serão alcançados através da tomada de múltiplas decisões em nível micro.

(MOLTKE & KUIK, 1998) adaptada de Oosterhuis et al, 1996, representa esquematicamente o ciclo de vida do produto ou as distintas etapas consideradas ao longo das cadeias de suprimentos:


As pressões ambientais e sociais impostas sobre as empresas não são de responsabilidade exclusiva de uma organização, mas sim de todos os membros que compõem sua cadeia de suprimentos, pois todos precisam estar envolvidos no atendimento de uma cadeia de suprimentos sustentável que busca satisfazer as necessidades de seus clientes (JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, 2008).

A capacidade de produção mundial precisa ser mais eficiente na utilização dos recursos humanos e naturais com o propósito de contribuir para um desenvolvimento social e ambiental. Assim, as indústrias estão sendo desafiadas a reorganizar suas cadeias de suprimentos ao mesmo tempo em que preservam o meio ambiente e respeitam as comunidades locais. Uma das conseqüências resultantes da preocupação com o desenvolvimento sustentável é a maior preocupação de diferentes stakeholders sobre as práticas produtivas das organizações (VACHON; MAO, 2008).



EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS


A fabricante de cosméticos Natura, fundada em 1969, é um dos grandes exemplos de empresa que preocupa-se com o gerenciamento sustentável da cadeia de suprimentos.

Ao longo de poucos anos, somente com Natura Ekos(uma das linhas da Natura), foram feitas parcerias com 19 comunidades, abrangendo 1.714 famílias. A linha utiliza 14 ativos da biodiversidade brasileira, cujo fornecimento e repartição de benefícios geraram, ao longo desses anos, mais de R$ 8,5 milhões em recursos.

“Em 2009, revertemos R$ 1,3 milhão ao ano para todas as comunidades fornecedoras de Natura Ekos e, com os novos sabonetes, passamos a reverter R$ 2,6 milhões. Além de valorizar os ativos da biodiversidade, mantendo a floresta em pé, nós nos preocupamos também com as comunidades parceiras, em nos relacionar com elas de forma ética e justa”, explica Gilberto Xandó, diretor de Unidade de Negócio.






A empresa também tem uma forma inovadora de gerenciar o relacionamento com seus fornecedores.

Para assegurar a qualidade na aquisição de insumos, produtos e serviços de terceiros, a Natura assumiu o compromisso de privilegiar os fornecedores que apresentam os melhores padrões de excelência.

A reposta encontrada foi a criação de um processo de acompanhamento e certificação daqueles que atendem ao princípio da sustentabilidade. O padrão adotado para isso é o QLICAR.

O acompanhamento e a avaliação do processo são realizados pela Natura, através de um sistema de pontuação, o "Score Card", capaz de identificar e reconhecer os parceiros que apresentam as melhores práticas dentro dos indicadores pré-estabelecidos.

O Qlicar é aplicável a todos os fornecedores de materiais produtivos (Insumos/Manufatura: Biodiversidade/Matéria Prima; Embalagem; Terceiristas) e de algumas categorias de serviços (Centro de Distribuição, Transportes e Atendimento), desde que previamente qualificados.

  • Qualidade
  • Logística
  • Inovação
  • Custo/Contrato
  • Atendimento
  • Relacionamento

QUALIDADE

O principal objetivo é garantir a conformidade dos materiais ou serviços, assim como o compromisso na adoção de sistemas e políticas sócio-ambientais.O ponto principal é a aprovação na auditoria nos Requisitos de Sistema Integrado.

LOGÍSTICA

Para fornecedores de insumos e produtos, faz parte do planejamento logístico o desenvolvimento de um programa de integração junto com o fornecedor, visando à melhoria do fluxo de materiais e informações e do compartilhamento dos estoques. O aprimoramento do fluxo de informação sobre a demanda, a curto e médio prazos, permitirá que a Natura e o fornecedor criem estoque de segurança com regras pré-estabelecidas, otimizando toda a cadeia de suprimento.

INOVAÇÃO

O objetivo é garantir maior envolvimento do fornecedor nos projetos de desenvolvimento de novos produtos e serviços. Dessa forma, será possível trazer propostas para a Natura que gerem mais agilidade e inovação, agregando valor ao portfólio. Para os prestadores de serviço, buscamos neste quesito projetos e iniciativas que agreguem maior qualidade aos serviços aos clientes, agilidade de informação e melhoria do nível do serviço, através da flexibilização dos processos e da personalização do atendimento prestado ao público cliente.

CUSTO/CONTRATO

Estabelecer e aprimorar o processo de formação de preços entre Natura e fornecedor, assim como adotar políticas claras de reajuste, são as metas neste caso. Com isso, a Natura pretende garantir uma política comercial justa e eqüitativa, baseada na ética, na transparência e no diálogo.

ATENDIMENTO

Os fornecedores de insumos deverão garantir a qualidade no atendimento às solicitações da Natura, sejam elas de caráter logístico ou técnico.Já os prestadores de serviço deverão conquistar a excelência no atendimento e a satisfação do público cliente durante todo o processo.

RELACIONAMENTO

Pesquisas de satisfação são conduzidas com o intuito de avaliar o relacionamento e o atendimento das necessidades da Natura pelo fornecedor. Nesta ocasião, fornecedores também serão convidados a avaliar os processos e políticas da Natura através de questionamentos ou painéis de discussão com o objetivo de aprimorá-los.




Para ter acesso à Política Ambiental da Natura acesse:

http://www.natura.net/port/universo/pman/introducao.asp


Vídeo Complementar (Processo Logístico e Cadeia de Suprimentos NATURA):







Referências Bibliográficas:

Site Oficial Natura

Link: http://www.natura.net

Wikipédia

Link: http://pt.wikipedia.org/

Sustentabilidade na cadeia reversa de suprimentos: um estudo de caso do Projeto Plasma

Link: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rausp/v42n4/v42n4a3.pdf

ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS INDUSTRIAIS DO RS

Link: http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2010/artigos/E2010_T00180_PCN79997.pdf

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Link: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf

PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO SUSTENTÁVEL

Link: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR19_0303.pdf


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