O mercado de cosméticos é um dos dez maiores mercados que investem nessa forma de relação comercial. Cosméticos de empresas como Avon, Mary Kay e Natura vem dominando cada vez mais o mercado de venda direta no país.
Por se mostrar confiável e ágil e por estabelecer vínculos com o consumidor, esse modelo de venda e distribuição tem conquistado a simpatia do consumidor brasileiro nos últimos tempos. A Avon, empresa líder mundial, por exemplo, concentra cerca de 800 000 revendedoras e executa aproximadamente 13 milhões de entregas a cada ano no Brasil.
Com o crescimento da demanda e da acirrada competição com o varejo comum, o segmento têm se obrigado a modernizar o setor de distribuições e investir cada vez mais em logística. Para isso, as empresas de cosméticos vêm apostando no uso de sistemas de TI para diminuir prazos de entrega e ampliar a capacidade de atendimento de pedidos.
Marcas como Avon e Natura têm investido na construção de centros de distribuição altamente informatizados. A Avon, por exemplo, também investe em projetos de bussiness intelligence (BI) que através de tecnologias de sistemas de informação, permite análise profunda de dados, maior agilidade na tomada de decisão e integração de informações de diversas áreas.
Com investimentos como estes, as empresas de cosméticos de venda direta, além de permitirem uma ação de aproximação comercial, prometem garantir excelência em serviço, identificando oportunidades de negócios, monitorando estratégias e otimizando processos através de sistemas de TI.
Realmente é admirável todo o processo de logística de empresas como a Avon. São milhares de revendoras, por consequência, milhares de pedidos de produtos que devem ser gerenciados para que não acorram enganos, atrasos ou avarias.
ResponderExcluirCom certeza, a utilização de sistemas de TI só tem a acrescentar em todas as etapas desse processo.
No vídeo em aula já vimos como é importante a informatização dos sistemas utilizados, consequentemente da T.I., dentro dessas organizações. Além de ajudar na renda dessas milhares de revendedoras a mulherada agradece a facilidade na vida!
ResponderExcluir