O termo cadeia
de suprimentos pressupõe a adoção de estratégias alinhadas entre empresas
formando parcerias de negócios. Este é um processo, no qual, se aliam fornecedores,
produtores, transportadores, distribuidores e clientes de forma a agregar valor
ao produto ou serviço trazendo rentabilidade a todos os participantes da cadeia
nas suas diferentes fases do processo. Essa estrutura permite manter uma maior compreensão
das atuais operações ambientais e uma melhor visão das operações futuras.
Atualmente, as
ações logísticas existem dentro de um ambiente extremamente diverso, complexo e
globalizado. Dessa forma, as condições ambientais propiciam o surgimento de
planejamentos estratégicos logísticos. Esse é um processo unificado e integrado
para que seja possível atingir maior vantagem competitiva por meio da agregação
de valor e da busca constante pela satisfação do cliente. É também um processo
que requer compreensão de como diferentes elementos e atividades logísticas interagem
em termos de troca e custo total.
Segundo Akabane (2005) “o planejamento
estratégico da cadeia de suprimentos requer informações ou parâmetros, sejam
quantitativos e qualitativos, normalmente associados às três principais
variáveis logísticas: o tempo, a informação e o recurso. O planejamento
estratégico das operações e de logística é entendido de forma melhor como um
conceito multidimensional que engloba todas as atividades críticas da empresa
fornecendo-lhe um sentido de unidade, direção, propósito; e contendo ainda,
decisões focadas, objetivos claros, diferenciais competitivos e uma resposta
adequada ao mercado” (2005, p. 4). Dessa forma percebe-se a busca pela maximização
dos resultados das ações e a minimização dos riscos na tomada de decisão das
empresas.
Este texto foi
elaborado a partir de observações iniciais sobre do estudo a ser desenvolvido
posteriormente com maior profundidade.
Referências
Acesso dia 14/04/12
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