O setor agricola tem sido prejudicado há anos pela falta de investimentos em logística. Segundo dados do setor, o agronegócio perde US$ 4 bi por ano devido a ineficiência da infraestrutura e logística brasileira. “O Brasil deve investir mais em hidrovias e ferrovias, formas de transporte mais eficientes para longas distâncias e de menor impacto ambiental se comparado à rodoviária, por isso aguardamos as ações do programa de investimento também para as hidrovias”, ressaltou Silveira.
Um dos pontos lembrados pelo ministro é a BR 163, que corta todo o Centro-oeste brasileiro e é responsável pelo escoamento de grande parte dos grãos produzidos no país.Conforme o programa, o modelo de concessão para obras nas rodovias prevê investimentos nos primeiros cinco anos em duplicações, contornos, travessias e a seleção do concessionário será pela menor tarifa de pedágio. Com relação às ferrovias, o ministro anunciou que o modelo adotado será a Parceria Público-Privada (PPP). Segundo ele, o governo vai contratar a construção, manutenção e a operação da ferrovia, enquanto a Valec, empresa pública de ferrovias, vai comprar a capacidade integral do transporte de ferrovias e fazer a oferta pública dessa capacidade.
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