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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Logística Reversa: tendência a ser aprimorada


            Mudanças ambientais,catástrofes naturais: pequenos grandes exemplos do que tem levado a população mundial ano à ano a se preocupar ainda mais com questões que envolvem o meio ambiente, gerações futuras. Adaptações em automóveis, exigências de emissões máximas de gases tóxicos, enfim, indústrias dos mais variados setores estão sendo obrigadas a manter em dia suas emissões de gases nocivos ao homem.
                Discussões são formadas diante da situação exposta, refletindo também sobre a logística, que acabou dando a sua contribuição com a chamada logística reversa ( ou logística verde). Este tipo de logística vem criando adeptos ao longo desses vários anos de criação, seja por espontânea vontade ou pressão, pois  já há quem tenha que se preocupar a nível de legislação nesse aspecto. Trata-se do retorno do produto após sua utilização,ao ponto de origem: algo como aquela coca cola retornável, você utilizava o produto e posteriormente poderia devolver ao estabelecimento recebendo outra pagando uma diferença pequena em relação a quem não devolvia a embalagem, por exemplo.
                De fato a intenção desta logística é boa e atrativa, visto que visa reduzir custos, poluição, e de quebra pode até mesmo fomentar o mercado de trabalho de modo a contratações de colaboradores engajados nesta missão ao menos aparentemente bastante lucrativa. Além disso,o consumidor da atualidade tem se mostrado mais consciente neste aspecto, o que de fato justifica a questão desta forma de logística ser lucrativa: consumidores teoricamente mais preocupados com o meio ambiente optariam por um produto ecologicamente correto mesmo que o preço não fosse dos mais atrativos ao bolso.
                Porém o que deve ser de fato aprimorado é a consciência de quem teoricamente reproduz esta chamada logística verde. O que na verdade tem sido encontrado diariamente são ações de marketing voltadas a esta logística buscando aquele consumidor que se detém na imagem que a empresa repassa à população. Portanto, os impactos ambientais nem sempre são o foco de todo esse marketing verde pregado por grandes multinacionais. A função do marketing verde é mostrar que a empresa está comprometida com os problemas ambientais,principalmente com a sustentabilidade. Este argumento é claro e objetivo a ponto de olhar ao redor e perceber, que infelizmente tudo ainda está girando em torno do lucro e da boa imagem passada à quem pode vir a adquirir produtos de quem pratica tal marketing.
               Práticas tais como veículos elétricos, sacolas ecologicamente corretas, embalagens retornáveis,são exemplos de práticas ainda não tão acessíveis ou impossibilitadas de ter um grande número de adeptos seja pelo seu custo ou ainda pela qualidade ainda não tão aprofundada. Carros elétricos ainda possuem custo extremamente altos, inacessíveis a grande parte da população mundial. Embalagens retornáveis, poucos são casos de sucesso: no ramo de fertilizantes, embalagens biodegradáveis estão sendo testadas, de modo que cada embalagem teria um tempo máximo de durabilidade, se desfazendo ao fim da sua vida útil a ponto de reduzir muito seus impactos ambientais. Este último exemplo segue tendo como problema sua qualidade e durabilidade, fatos que ainda impedem a prática no dia a dia.
                Diante do exposto, é visível que a logística reversa apesar de ser uma solução ecologicamente correta, tem muito a ser aprimorada: seja pela questão envolvendo custos ou até mesmo, interesses comerciais voltados para o marketing. Infelizmente, ainda são poucos os que optam pela conscientização.

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