Mudanças ambientais,catástrofes
naturais: pequenos grandes exemplos do que tem levado a população mundial ano à
ano a se preocupar ainda mais com questões que envolvem o meio ambiente,
gerações futuras. Adaptações em automóveis, exigências de emissões máximas de
gases tóxicos, enfim, indústrias dos mais variados setores estão sendo
obrigadas a manter em dia suas emissões de gases nocivos ao homem.
Discussões
são formadas diante da situação exposta, refletindo também sobre a logística,
que acabou dando a sua contribuição com a chamada logística reversa ( ou
logística verde). Este tipo de logística vem criando adeptos ao longo desses
vários anos de criação, seja por espontânea vontade ou pressão, pois já há quem tenha que se preocupar a nível de
legislação nesse aspecto. Trata-se do retorno do produto após sua utilização,ao
ponto de origem: algo como aquela coca cola retornável, você utilizava o
produto e posteriormente poderia devolver ao estabelecimento recebendo outra
pagando uma diferença pequena em relação a quem não devolvia a embalagem, por
exemplo.
De
fato a intenção desta logística é boa e atrativa, visto que visa reduzir custos,
poluição, e de quebra pode até mesmo fomentar o mercado de trabalho de modo a
contratações de colaboradores engajados nesta missão ao menos aparentemente
bastante lucrativa. Além disso,o consumidor da atualidade tem se mostrado mais
consciente neste aspecto, o que de fato justifica a questão desta forma de
logística ser lucrativa: consumidores teoricamente mais preocupados com o meio
ambiente optariam por um produto ecologicamente correto mesmo que o preço não
fosse dos mais atrativos ao bolso.
Porém
o que deve ser de fato aprimorado é a consciência de quem teoricamente reproduz
esta chamada logística verde. O que na verdade tem sido encontrado diariamente
são ações de marketing voltadas a esta logística buscando aquele consumidor que
se detém na imagem que a empresa repassa à população. Portanto, os impactos
ambientais nem sempre são o foco de todo esse marketing verde pregado por
grandes multinacionais. A função do marketing verde é mostrar que a empresa
está comprometida com os problemas ambientais,principalmente com a
sustentabilidade. Este argumento é claro e objetivo a ponto de olhar ao redor e
perceber, que infelizmente tudo ainda está girando em torno do lucro e da boa
imagem passada à quem pode vir a adquirir produtos de quem pratica tal
marketing.
Práticas
tais como veículos elétricos, sacolas ecologicamente corretas, embalagens
retornáveis,são exemplos de práticas ainda não tão acessíveis ou
impossibilitadas de ter um grande número de adeptos seja pelo seu custo ou
ainda pela qualidade ainda não tão aprofundada. Carros elétricos ainda possuem
custo extremamente altos, inacessíveis a grande parte da população mundial. Embalagens
retornáveis, poucos são casos de sucesso: no ramo de fertilizantes, embalagens
biodegradáveis estão sendo testadas, de modo que cada embalagem teria um tempo
máximo de durabilidade, se desfazendo ao fim da sua vida útil a ponto de
reduzir muito seus impactos ambientais. Este último exemplo segue tendo como
problema sua qualidade e durabilidade, fatos que ainda impedem a prática no dia
a dia.
Diante
do exposto, é visível que a logística reversa apesar de ser uma solução
ecologicamente correta, tem muito a ser aprimorada: seja pela questão
envolvendo custos ou até mesmo, interesses comerciais voltados para o marketing.
Infelizmente, ainda são poucos os que optam pela conscientização.
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