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quarta-feira, 16 de maio de 2012

Administração de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG




 A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) faz suas compras e gerenciamento dessas através da Diretoria de Administração de Material (DAM), seguindo a normatização pertinente ao ramo sendo regida pela LEI 8666/90. A Divisão de Compras é responsável pela aquisição de suprimentos, serviços e obras (Unidade de Licitação); além disso, ela administra contratos, atas de registro de preço e convênios (Unidade de Administração); realiza importações e compra direta (Unidade de Compra Direta e Importações); Já na Divisão de Almoxarifado existe a pratica a gestão de estoque e elaboração de pedidos para suprimento “direto”; recepção e controle de empenhos e confecção de guias de pagamento (Unidade de Controle).

Para a aquisição de material é necessário um pedido, que é desenvolvido pela unidade solicitante, essa determinando o item descrevendo ele, preço de referência e quantidade necessária, tal possui uma dotação orçamentária, que é a forma de receber o recurso para o mantimento da unidade. O pedido primeiramente é enviado para o orçamento da universidade, unidade que pertence a Diretoria de Planejamento (DIPLAN) onde é observado se há recurso para a compra o item, posteriormente é enviado para a DAM, para entrar em processo de compra.

Na DAM é escolhida a forma de compra, para itens com valor de até 8000 reais (aquisição de material) e 15000 (obras) é realizada a compra direta, senão é feito o processo licitatório; iremos relatar a aquisição realizada atraves de licitação.

A partir da escolha da forma da compra, é momento de observar a modalidade do certame.  A universidade pratica para aquisição de serviço e material a modalidade de pregão seguindo a lei que institui e demais legislações que a normatizam, as outras modalidades como convite, tomada de preço e concorrência; são utilizadas para contratação de obras, já o leilão é para a “venda” de materiais que não mais possuem para utilidade para a FURG (depreciados), iremos destacar o itinerário para a  aquisição de material de suprimento. 

A partir das escolhas mostradas anteriormente é desenvolvido uma minuta de edital, constado as regras da licitação ele é regido pela Lei 10520, 8666; decreto 5450; lei complementar 123, entre outras legislações pertinentes. Esse é escrito como minuta, pois é necessária a aprovação pelo procurador da universidade para assim ele se tornar um edital; há tal pratica a fim de corrigir possíveis erros no entendimento da legislação e levá-los para o edital. Uma vez acontecendo o erro na elaboração do edital pode haver um pedido de impugnação desse, tal contestação é avaliada e se correta o edital é retirado. Logo se mostra necessária a elaboração correta da licitação, uma vez que é uma processo com um custo elevado, que é por objetivo permitir que a Administração Pública contrate aqueles que reúnam as condições necessárias para o atendimento do interesse público, considerando aspectos relacionados à capacidade técnica e econômico-financeira do licitante, à qualidade do produto e ao valor do objeto, selecionando, portanto, a alternativa mais vantajosa para a Administração Pública. 

  Depois do retorno da procuradoria federal ele é lançado no https://www.comprasnet.gov.br/ onde ocorre o certame licitatório, neste há o lançamento dos itens a serem licitadas, publicação de edital e a estipulação da data e horário da licitação, que é publicado via Diário Oficial. Logo após há a retirada do edital via compras.net  que é anexado ao processo, um processo pode chegar a ter mais de 1000 páginas.

            No dia da licitação o pregoeiro abre o pregão na fase de operação analisa as propostas enviadas para cada item, após abre os itens para lance, deixa a concorrência entra as empresas a fim de ganhar o item após encerra, o item o colocando em eminência e após entra em aleatório levando de 1 a 30 minutos , nesse momento o pregoeiro não tem como dirigir o pregão esse é estipulado pelo sistema compras.net, somente após o termino do pregão de todos os itens  serão analisados pelo pregoeiro e a comissão de apoio nesse momento é que irão saber os ganhadores dos itens. Sabendo os licitantes o pregoeiro solicita via chat as propostas conforme edital, concedendo um prazo para o envio da proposta do item. Depois dessa o pregoeiro suspende o pregão colocando dia e horário esperando as propostas para analise dessa, passando para a fase de aceitação.

            Nessa o pregoeiro e a comissão analisam as propostas dos licitantes vencedores de cada item, uma vez aceitando todos os itens o pregoeiro passa para a fase de habilitação, e adjudicação o encaminhando para o superior a fim de homologar esse. Quando não ocorre a aceitação da proposta passa-se para o próximo concorrente do item.

             Após a homologação o item é enviado para Divisão de Contabilidade a fim de criar um empenho, esse é enviado para o Almoxarifado, que é responsável pelo controle da entrega da mercadoria, após a entrega do material, ele é entregue para a unidade solicitante; porém se for um bem permanente ele é enviado para a divisão de patrimônio, afim de tombado e posteriormente realizar a entrega para o setor que o adquiriu. 

             Na FURG ainda existe a fase do cadastramento do fornecedor no sistemasfurg , que ocorre após a realização da licitação, e depois desse acontecimento é associado o item licitado ao fornecedor que ganhou o certame

Após isso há a confecção da guia de pagamento, que é a ordem para o pagamento, essa é enviada para a Divisão de Administração Financeira e Contábil (DAFC).

Algumas curiosidades da Licitação:

 - Ela é dispensável até 8000, porém o correto é realizar a licitação para todos os valores, a fim de tornar mais justa à concorrência,
- Um processo de licitação tem o custo de até 4000 levando em consideração todos os valores pagos (salário de servidor, luz do ambiente, internet, telefone entre outros)
- Todos os anos Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas (TCU) mandam auditores a fim de analisarem uma amostra dos processos, para observar a utilização correta normatização pertinente.
- Todo processo de compra é realizado via sistema, porém tem uma unidade física, em que constam todas as suas alterações e movimentações.

Link sobre legislação para licitação:

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