Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cadeia de Suprimentos Sustentável, um investimento que vale a pena.

Assista o vídeo:

Sustentabilidade na prateleira do supermercado

Sabemos que o desenvolvimento de produtos que podem ser considerados sustentáveis depende de uma cadeia de suprimentos sustentável, e para que isso ocorra é necessária uma integração harmoniosa e colaborativa em toda cadeia. Entretanto a relação com fornecedores deve ser estreitada de maneira que se torne muito mais que uma simples relação comercial, mais do que a relação entre vendas e expedição do fornecedor e compras e armazenagem do cliente. É necessário que o envolvimento ultrapasse estas fronteiras, ele deve transcender até o ponto em que ambos acreditem poder agregar conhecimento e valor um ao outro de modo que se complementem e o ganho seja mutuo e como prega o conceito, sustentável à longo prazo.

Algo que tenho observado nos estudos de caso de desenvolvimento de fornecedores é o fato de que o desenvolvimento parte de um grande cliente para um fornecedor que é menor que ele. Parece-me clara a relação de “dependência” entre o fornecedor (menor) e o cliente (maior) o que, em tese, facilitaria o desenvolvimento do fornecedor. O menor se adéqua ao maior. O fornecedor que aceita ser desenvolvido geralmente aceita o fato em troca de maior exclusividade, segurança e maior fatia das compras. Adequar-se a um determinado cliente pode significar também criar uma maior dependência ainda deste, ou seja, uma grande duvida deve pairar sobre a cabeça do administrador neste momento.

Mas voltando a cadeia de suprimentos sustentável, conforme observamos no vídeo, o cliente obteve acesso a diversos fornecedores, em muitos casos até suas linhas de produção, e de fato obteve sucesso no alinhamento de alguns produtos de acordo com a política de sustentabilidade praticada, neste caso, pela Walmart no Brasil. Podemos observar através dos dados fornecidos, os ganhos obtidos na otimização das cadeias dos produtos apresentados, a redução de custos é facilmente visualizada.

Obviamente para uma rede com milhares de produtos como o Walmart só é possível desenvolver alguns fornecedores, porém o desenvolvimento de fornecedores neste caso parece ter observado os requisitos que estudamos em aula, no que tange a avaliação de fornecedores e consequentemente quais fornecedores desenvolver.

Uma cadeia desenvolvida como podemos observar, pode atribuir valor, diminuir custos, melhorar praticas e desenvolver uma relação fornecedor – cliente, o que reflete em valor agregado perceptível ao consumidor na maioria dos casos. Desenvolver fornecedores e cadeias de suprimento sustentáveis, ótimo negócio para o caixa da empresa, para o consumidor e para o mundo.

Fonte:

Programa Cidades e Soluções

Walmart Sustentabilidade de Ponta a Ponta

Nenhum comentário:

Postar um comentário