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segunda-feira, 19 de março de 2012

Transporte Maritimo de Cargas - Cabotagem

Pessoal

Vou escrever aqui, um pouco sobre o Transporte Marítimo de Cargas, mais especificamente na modalidade de Cabotagem.

O termo cabotagem refere-se à navegação entre portos marítimos de um mesmo país, ou seja, sem perder a costa de vista. Sendo assim, a navegação aqui no Brasil vai dos Portos de Rio Grande-RS até Manaus-AM.  A navegação em geral, é a conhecida como de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes paises.

Os Armadores, proprietários de navios e de containers, são responsáveis por realizar esse transporte. Sendo que este, pode ter varias modalidades, como vou descrever abaixo:

Modelo Porto a Porto: Aqui o armador é responsável somente por transportar a mercadoria do cliente de um Porto a outro. Vamos a um exemplo: Um cliente em Pelotas-RS realiza uma venda direta para um cliente em Fortaleza-CE. Em contato com o Armador, ele é informado sobre a data mais próxima em que o navio para embarque desta mercadoria vai estar no porto de Rio Grande-RS (Porto mais próximo do local de coleta) e da previsão de chegada dessa mercadoria no destino.
Assim, o armador disponibiliza para o cliente um container, que fica armazenado em um terminal de containers vazios, geralmente estão localizados nas redondezas do Porto. O cliente fica responsável por contratar uma transportadora para retirar o container, levar até sua empresa, realizar a estufagem e entregar o container cheio no Operador Portuário.
O Container será embarcado no navio até o Porto mais próximo do destino final da mercadoria. Ele ficará disponivel para o cliente, que fica responsável por contratar uma transportadora, retirar o container, desovar a mercadoria e devolver o container vazio para o Armador.

Modelo Porta a Porta: Nesta modalidade, o armador é responsável por recolher a mercadoria diretamente na empresa do cliente e entrega-la diretamente para o cliente no destino final. Vamos modificar o exemplo que expliquei acima: Um cliente em Pelotas-RS realiza uma venda direta para um cliente em Fortaleza-CE. Em contato com o Armador, ele é informado sobre a data mais próxima em que o navio para embarque desta mercadoria vai estar no porto de Rio Grande-RS (o mais próximo do local de coleta) e da previsão de chegada dessa mercadoria no destino.
Assim, em acerto mútuo, a coleta da mercadoria é agendada. O armador disponibiliza para o cliente um container e o transporte, na data e hora devidamente agendada, para que a estufagem do mesmo seja realizada. Ou seja, o aramador fica responsavel por levar o container até a planta do cliente para realização da ova, sem envolvimento direto do cliente com outras empresas.
Concluída a estufagem, o container é entregue no Operador Portuário para embarque do navio.
Após a chegada do container no Porto de Destino, o cliente da origem e do destino são informados de que o container chegou e realizão a programação de desova. O armador fica responsável de levar o container até o cliente, na data e hora agendada, para desova da carga.
Nessa modalidade, o cliente tem contato somente com uma empresa, o Armador. Esse é um facilitador deste tipo de operação.  Ao contrario da modalidade porto a porto, onde o cliente precisa necessáriamente contratar pelo menos de 2 a 3 empresas.

Este modelo de prestação de serviço, nada mais é, do que um bom exemplo de Logistica Integrada.

Espero ter postado algo de novidade aos meus colegas. Essa modalidade de transporte é bem complexa e com “n” variáveis. Ainda possuem outras variações destas principais citadas acima, como: Porta a Porto e Porto a Porta.

Em caso de dúvidas ou maiores esclarecimentos, fiquem a vontade para questionar. No proximo bimestre, vou comentar mais alguma coisa sobre transporte marítimo de cargas.

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