Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Avon Brasil investe na redução de impactos ambientais

Empresa reduzirá mais de 1 milhão de quilômetros em suas rotas de transporte e distribuição, medida que diminuirá consideravelmente a emissão de CO2 na atmosfera, também ampliação da Estação de Tratamento da fábrica de Interlagos (SP) permitirá a reutilização de até 30% de água, são ações voltadas para a conscientização dos mais de 6 mil funcionários em todo o Brasil sobre a importância da conservação ambiental.

Líder global em Venda Direta e marca de cosméticos mais vendida em todo o mundo, a Avon vem adotando medidas para reduzir os impactos ambientais em todo o Brasil. Entre as ações empregadas estão a redução da emissão de CO2 na atmosfera por meio da modificação das rotas de distribuição de cosméticos e a ampliação da Estação de Tratamento de Efluentes para a reutilização de água na fábrica de Interlagos (SP).

As iniciativas, que envolvem a manufatura e os três Centros de Distribuição, localizados em Osasco (SP), Maracanaú (CE) e Simões Filho (BA), integram um forte trabalho da Avon para a conquista da ISO14001, certificação com foco em gestão. Inclusive, a fábrica de Interlagos acaba de receber a recomendação para esta certificação, depois de duas etapas de auditoria conduzida pelo organismo BSI British Standards Management Systems.

Até o final de 2008, a Avon pretende reduzir em, pelo menos, 1 milhão a quilometragem total percorrida por veículos que efetuam a entrega de produtos às suas revendedoras. "Com a medida, haverá uma diminuição considerável dos impactos provocados no meio ambiente por conta da queima de combustível fóssil", ressalta Waltencyr Peixoto, Gerente de Segurança, Saúde no Trabalho e Meio Ambiente da Avon. Atualmente, são percorridos 50 milhões de quilômetros por ano para a entrega de produtos encomendados por mais de 1,2 milhão de revendedoras em todo o Brasil.

Além de otimizar as rotas utilizadas para reduzir a emissão de CO2, a Avon também estuda com fornecedores a utilização de embalagens de papelão com material mais denso e resistente, que possa ser reutilizado no transporte dos cosméticos encomendados pelas revendedoras. O objetivo é reduzir a quantidade de material e evitar o descarte de um número excessivo de caixas.

As iniciativas para a redução da emissão de gases na atmosfera não fazem parte apenas do planejamento logístico. A Avon substituiu o óleo BPF (combustível fóssil utilizado em equipamentos destinados à geração de energia elétrica) por gás natural nas caldeiras de sua manufatura. Com esta medida, a fábrica deixou de emitir 800 toneladas de gás carbônico por ano.

Outra importante ação é a ampliação da Estação de Tratamento de Efluentes - que, a cada hora, trata 18 mil litros de água com resíduos vindos da fábrica. Com conclusão prevista para o próximo ano, a obra fará com que até 30% da água consumida em Interlagos seja reutilizada. Segundo Waltencyr Peixoto, "a água reutilizada será destinada para a jardinagem, área sanitária e lavagem de pisos", diz Peixoto.

Conscientização - Além destas iniciativas, a Avon dá ênfase especial à conscientização de seus funcionários, com campanhas internas sobre a importância do uso racional de água e luz - tema abordado durante as reuniões de integração de novos funcionários -, em jornais semanais, murais e outros veículos da empresa. Os "Diálogos de Segurança" acontecem sempre na manufatura e incluem apresentações de aproximadamente cinco minutos diários envolvendo temas ligados ao meio-ambiente, saúde ou segurança.

Dois mil funcionários nos últimos dois meses conheceram qual a contribuição deles para gerenciar os aspectos ambientais ligados ao seu entorno profissional: consumo de água e energia e geração de resíduos. "Trata-se basicamente de um processo de sensibilização para a educação ambiental. Não é apenas algo que a empresa ganhe, pois as informações obtidas geram um grau de conhecimento que pode ser facilmente multiplicado em qualquer ambiente onde estas pessoas convivam" afirmou Peixoto.

A separação de material descartado para reciclagem - equivalente a 3,5 mil toneladas ao mês - também já faz parte do cotidiano dos mais de 6 mil funcionários da Avon no Brasil. Nas quatro unidades da empresa, 80% destes resíduos são reciclados e os 20% restantes são descartados por processo de incineração e aterro, nos quais até os gases são resgatados e tratados.

Perfil da Avon: Presente no mundo há 120 anos, a Avon é a líder global em venda direta e também a marca de cosméticos mais vendida em todo o mundo. Sua visão de negócios é "ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo". A empresa adotou no último dia 8 de março um novo posicionamento mundial, Viva o Amanhã, baseado na trilogia Beleza, Autonomia e Envolvimento Social, quando também lançou o Fundo Viva o Amanhã (www.vivaoamanha.com.br). A empresa também mantém há 4 anos, no Brasil, o Instituto Avon (www.institutoavon.org.br) e acaba de lançar o Prêmio Avon Cultura de Vida (www.avonculturadevida.com.br).

A Avon atua em mais de 100 mercados e conta com 1,2 milhão de Revendedoras autônomas apenas no Brasil, a maior força de vendas do mundo. A Avon está presente no País há 49 anos. As Revendedoras Autônomas atuam de Norte a Sul do País, interagindo com milhões de brasileiros a cada 19 dias, levando beleza e desenvolvendo relacionamentos. A Avon Brasil possui uma fábrica na cidade de São Paulo e três centros de distribuição nos Estados de São Paulo, Ceará e Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário