Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2011

A logística do McDonald's

O post de hoje é sobre a complexa logística de suprimentos do McDonald's no Brasil e a relação de parceria existente entre ele e seu prestador de serviços logísticos a Martin-Brower.

Para começar vou apresentar alguns números do McDonald’s para se ter idéia do tamanho da logística necessária: ele está presente em mais de 118 países com mais de 31 mil restaurantes, onde trabalham 1,6 milhões de funcionários que alimentam diariamente mais de 48 milhões de clientes, só no Brasil são mais de 600 restaurantes do tipo fast food.

O McDonald’s desenvolveu em seus fornecedores uma incrível relação de parceria em que eles são parte do sistema McDonald’s, isto foi mais fácil porque seus fornecedores eram pequenos e cresceram junto com a rede, formando um relacionamento de colaboração e cooperação. Dentro da empresa Martin-Brower no Brasil, por exemplo, os funcionários vêem mais os símbolos do McDonald’s do que os da própria Martin-Brower, isto porque desde a sua chegada no Brasil em 1982 a MB efetua todas as operações logísticas do Mc.

A Martin-Brower é responsável pela Gestão de compras e estoques, atendimento aos restaurantes, armazenagem, distribuição e transporte, transferências a outros centros de distribuição no país, gestão financeira da cadeia, planejamento logístico, planejamento fiscal, serviço de campo e coordenação das operações de abastecimento na cadeia. Para efetuar essas operações, a Martin-Brower, além da estrutura de armazenagem, possui uma frota exclusiva de veículos com palm-tops para fornecer informações sobre a entrega, e uma equipe própria para essa operação, contando com todo um sistema integrado com fornecedores, gerenciando a operação de entrega. Todos os pedidos dos restaurantes são recebidos, processados e automaticamente alimentam o sistema interno da empresa para o abastecimento e a distribuição física aos restaurantes, além de gerar todas as informações necessárias para fornecedores, históricos de venda, estatísticas, apoio a marketing, etc. A Coca-Cola e a Ambev são as únicas que distribuem seus produtos diretamente para os restaurantes.

Só para finalizar gostaria de colocar uma curiosidade, que parece ser uma iniciativa bem legal de logística reversa, o óleo usado para fritar batatas, nuggets e outros alimentos no McDonald’s do Brasil tem sido transformado em biodiesel para abastecer os caminhões da frota da Martin-Brower. O projeto começou com um caminhão, que recolhia óleo de 17 restaurantes para fabricação de biodiesel. Atualmente, o número de restaurantes aumentou para 20 e o teste foi estendido para cinco caminhões. Quatro deles são abastecidos com 100% de óleo de cozinha reciclado, os benefícios podem ser percebidos com a diminuição de CO2 liberados na atmosfera e o descarte consciente do óleo de cozinha.

Referências:

http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/21.pdf

http://www.forumlogistica.net/site/new/artigos/Out06_Kleber_A%20logistica%20enxuta.pdf

http://osambientais.blogspot.com/2011/06/mcdonalds-do-brasil-da-exemplo-de.html

6 comentários:

  1. Parabéns pelo post Juliana.
    As empresas ultinacionais são sempre alvo de críticas, mas nem sempre fundamentadas.
    Pelas informações do teu artigo, pode-se perceber que a empresa além de possuir esta gigantesca logística, ainda tem conciência ecológica.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, também achei muito interessante a iniciativa de utilizar o óleo para transformar em biodiesel e abastecer os caminhões. Além de reduzir custos, o planeta agradeçe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, Parabéns pelo trabalho!!!
    Tem um outro estudo sobre o McDonald's quanto às embalagens. Antes eram de isopor e necessitavam de um acondicionamento maior. Pesquisaram e passou a ser de papelão, para ocupar menos espaço, diminuir custos e contribuir para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, mesmo com todas as críticas existentes, podemos perceber que há iniciativas sustentáveis de empresas privadas que se preocupam com o meio ambiente. Em relação a substituição das embalagens do McDonald's, após algumas leituras, pude perceber que ela foi considerada uma das mais importantes mudanças do Mc no fim da década de 80. Atualmente, além das embalagens, os forros de bandeja, sacolinhas, guardanapos e suportes de copos são feitos de produtos reciclados.

    ResponderExcluir
  5. ótimo post Juliana!
    Mim ajudou muito em um trabalho de Logística, sobre a empresa McDonal´s.

    ResponderExcluir
  6. mi nombre es fajar. vivo en bedono en java central estuve en un problema financiero muy crónico y una situación de salud terminal hace algunas semanas. después de que toda mi búsqueda de ayuda de amigos y vecinos resultó abortiva, siento que no había nadie a quien realmente le importara. Me cansé tanto debido a la falta de fondos para expandir mi negocio y mis 2 hijos de 5 y 8 años tampoco se veían bien debido a la falta de atención adecuada como resultado de las finanzas. Una fiel mañana vi a un viejo amigo de mi difunto esposo y le conté todo lo que había estado pasando y me dijo que la única forma en que podía ayudarme era dirigiéndome a un buen oficial de préstamos en EE. UU. que también lo ayudó, explicó. a mí sobre cómo estaba financieramente bajo y cómo lo impulsó este oficial de préstamos (el Sr. Pedro, que le otorgó un préstamo de 7,000,000.00 USD a una tasa asequible de 2 tasas). Además, me aseguró que eran la única empresa de préstamos legítima que encontró en línea. me dio su correo electrónico y así fue como solicité y también me concedieron un préstamo y mi vida cambió para bien. Comuníquese con el único prestamista genuino, el Sr. Pedro a través de correo electrónico / whatsapp +18632310632 pedroloanss@gmail.com para resolver su problema financiero.

    ResponderExcluir