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terça-feira, 12 de março de 2013



Infraestrutura de terceiro mundo



    O meu post no blog vai ser sobre um assunto que estou ouvindo e lendo diariamente nos meios de comunicação do Rio Grande do Sul, mas que é de relevância para o Brasil inteiro,  a deficiência gigantesca, que trava o desenvolvimento de todos, o descaso com  infraestrutura logística do pais. Apesar de á pouco tempo o governo ter lançado um audacioso programa chamado Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias , o investimento total é de R$133 bilhões para os próximos 25 anos, sendo R$79,5 bilhões a serem aplicados já nos primeiros cinco anos.
    Mas isso não faz com que os empresario relaxem, pelo contrario, a infraestrutura logística é  assunto em muitos debates que acontecem em feiras pelo interior. Recentemente aconteceu a EXPODIRETO  em Não-me-toque, que reuniu milhares de produtores agrícolas para discutir o agronegócio. E um tema que se fortaleceu e ganhou grande repercussão foi a infraestrutura logística, na feira ocorreu um evento  com objetivo de avaliar e debater o papel da logística no crescimento da produção agrícola brasileira, audiência pública da Comissão de Agricultura. Discutindo o assunto estiveram autoridades e representantes da área de logística, o link da noticia na integra vai estar logo abaixo, vale a pena ler.
Neste mesma feira se colocou de forma mais clara que o estado do Rio Grande do sul vai ter uma grande sagra  em 2013, mas a grande preocupação dos produtores é, onde vão armazenar toda a produção e o trasporte desta safra. Eles constataram que o estado não tem a capacidade de armazenagem de toda produção, e em relação ao transporte é que grande parte da produção é escoada pelo modal rodoviário, que vem sofrendo com o abandono. O jornal Zero Hora esta fazendo uma série de reportagem sobre as estradas gauchas, e observou que a situação nao é nada boa.  O Rio Grande do Sul é o estado com o menor percentual de estradas pavimentadas em relação a sua malha total, o estado possui apenas 7,2% da rodovias- estaduais, federais e vicinais – são asfaltadas. Esses dados somados a negligência do estado com as estradas faz, com que os produtores agrícolas e outros que dependem das estradas para transportar seus produtos, percam muita  competitividade, atrasando mais o desenvolvimento.
    Nesta mesma reportagem do jornal também se discute alternativas para solucionar esse imenso problema, é a utilização de outros modais tais como o hidroviário e o ferroviário. São excelentes alternativas para desafogar as rodovias e diminuir o fluxo de caminhões. Espera-se com o investimento do governo que  esses modais possam ser mais utilizados. Principalmente o hidroviário, para realizar o transporte de produtos dentro do pais, a cabotagem, que é muito pouco utilizada e muito da inutilização das hidrovia é por causa da  precaridade dos portos brasileiro que são  ineficientes.
    Resolvi postar sobre esse assunto  pois ele é muito atual e de imensa importância para o desenvolvimento do pais. Foi uma pequena explicação sobre o assunto, mas eremos mais sobre a infraestrutura da logista no seminário deste semestre.

Fontes:
CIGANO, C; MAZUI, G; TREZZI, H. Agonia nas estradas. Zero Hora, Porto Alegre, 10 mar. 2013.p. 12
CIGANO, C; TREZZI, H. Medidas contra o atraso. Zero Hora, Porto Alegre, 11 mar. 2013. Reportagem especial.p.4,5.

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