Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Avaliação de Fornecedores 3M

Com a busca de rápido desenvolvimento, necessidade de sobrevivência e competição no mercado, as empresas buscam relações confiáveis e duradouras com seus fornecedores, sendo a gestão de suprimentos um sistema capaz de desenvolver métodos e processos para agregar valor para a organização.

Uma vantagem na gestão de suprimentos pode ser a performance de manter o fornecedor capacitado e qualificado, para isso desenvolvendo um sistema que mensure o potencial do desempenho dos fornecedores.

Em busca dessa vantagem competitiva a 3M, empresa conhecida pela sua tecnologia diversificada, que apresenta soluções inovadoras para as necessidades do dia-a-dia, criou seu sistema de avaliação de fornecedores.

A 3M do Brasil, para o gerenciamento de seus fornecedores, utiliza o TQRDC, onde são avaliados os seguintes critérios:

T- Tecnologia: Considera a habilidade da empresa em poder contar sempre com uma base de fornecedores que buscam seu desenvolvimento tecnológico e também acompanham os requerimentos e estímulos a continua inovação que a 3M exige.

Q- Qualidade: A 3M acredita que a qualidade dos insumos é o que a faz alcançar o reconhecimento na qualidade de seus produtos, assim ela espera que seus fornecedores estejam continuamente compromissados com os objetivos da empresa.

R- Resposta: Nos tempos atuais a flexibilidade e agilidade em resposta aos requerimentos são fundamentais, deixando claro aos fornecedores que estes devem transformar o compromisso na 3M em seu próprio compromisso.

D- Data: A promessa de cumprir gera credibilidade nos novos negócios, assim a 3M acredita que sua promessa passa por toda a promessa da cadeia produtiva onde estão inseridos os fornecedores.

C- Custo: A 3M não busca alcançar seus objetivos a qualquer custo, mas sim pelo custo aceito pelo mercado, com o aprimoramento continuo dos processos a empresa é capaz de aperfeiçoar seus custos.

Com este método de avaliação são consideradas as ações corretivas, as quais são geradas em uma pesquisa interna de opinião, realizada trimestralmente para os fornecedores.

Estas ações corretivas, também chamadas de SCAR (Supplier Corrective Action Request), são criadas quando a empresa encontra problemas de qualidade do produto, divergências de quantidade ou data de entrega e também por problemas de documentação. Para cada tipo de SCAR se atribui um custo padrão, além dos custos com material recebido e qualquer outro prejuízo.

A pesquisa de opinião realizada entre os fornecedores envolve as áreas de Sourcing, Manufatura, Qualidade, Planejamento, Recebimento e outras áreas consideradas importantes pela 3M na avaliação de fornecedores.

Após a realização da pesquisa, a organização impõe aos fornecedores que apresentarem resultado inferior a 60% nos critérios TQRDC a apresentação de um plano de melhorias para que possam ser reavaliados pela empresa.


Referencias:

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/About/3M/

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário