Pesquisar este blog

domingo, 4 de setembro de 2011

Logística Inteligente



Devido ao crecimento da nossa cidade, nosso porto está cada vez mais aumentando suas movimentações,assim aumentando a demanda de profissionais nessa área "como afirmou Dirceu Lopes, superintendente do porto de Rio Grande em uma palestra no seminário parâmetro logístico portuário". Nossa cidade, opera nesse setor tanto com terminais privados quanto com porto público, abrangendo linhas de diferentes ramos de atividade como: containers, carga geral, fertilizantes, cereais e produtos químicos. Para nós riograndinos, é um privilégio saber que nossa cidade está em quarto lugar no ranking brasileiro de portos, assim sendo, segue o total anual em movimentação de carga dos respectivos anos no ramo de carga geral, granéis sólidos e líquidos: - em 2009 movimentamos 23.908.887kg - em 2010 movimentamos 27.711,806kg - em 2011 no primeiro sementre movimentamos15.493.965kg

Para lidar com esse crescimento de forma produtiva e organizada, e com o aumento das cadeias de suprimentos de forma eficiente, existem quatro pilares que são fundamentais para uma logística inteligente.

1. Inteligência no Planejamento e Execução

A estratégia da operação logística de uma empresa deve estar totalmente associada à estratégia corporativa da organização. Os objetivos e indicadores logísticos devem ser desdobrados a partir dos objetivos que foram definidos nos aspectos financeiros e de cliente da empresa. Além disso, deve-se traçar um plano de treinamento e desenvolvimento que seja coerente com os objetivos definidos para os processos logísticos. Para quem está associando isto com o Balanced Scorecard… é isso mesmo que quero transmitir. A visão e definição da atuação logística deve abordar os níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.

  • O planejamento estratégico envolve o desenho da rede logística em termos de fábricas, armazéns, centros de distribuição, planejamento de capacidade (em função da demanda do cliente), e localização de parceiros e fornecedores. Este planejamento normalmente pode ser feito para uma visão de 6 meses a 5 anos. No entanto, na prática é importante realizar uma revisão constante da estratégia em função das mudanças no ambiente.
  • O planejamento tático define como usar os recursos disponíveis para otimizar o atendimento ao cliente com o menor custo possível. Deve também prever mudanças no cenário (demanda, fornecimento ou capacidade da rede) para responder melhor a elas.
  • O planejamento operacional gera planos realistas de inventário e movimentação de materiais, em função das restrições do sistema. Também define soluções para variações que afetem as operações do dia-a-dia (quebra de equipamentos, discrepância de inventário, pedidos cancelados, etc.).

2. Visibilidade

A visibilidade envolve conhecer a demanda do cliente, a rastreabilidade do inventário e do material em movimento a qualquer momento, e sistemas de alerta para quando algo se desvia do planejado. Isto permite um balanceamento adequado entre oferta e demanda, reduzindo custos e melhorando a qualidade do serviço.

As ferramentas-chave para a visibilidade são:

- rastreabilidade dentro da organização com sistemas de monitoramento de eventos

- rastreabilidade nos parceiros da cadeia de suprimento recebendo mensagens por EDI, XML ou WEB

- centros de integração que melhorem a visibilidade entre sistemas heterogêneos em múltiplas organizações

- deteção de exceções e alertas que indiquem quando a situação do sistema se desvie dos indicadores e fluxogramas definidos

3. Colaboração

A colaboração está fortemente entrelaçada com a visibilidade, e se refere à integração de recursos, informações e sistemas através da cadeia de suprimento. Podemos definir os seguintes níveis de colaboração:

- no primeiro nível, se realiza uma automação de transações através de comunicação eletrônica automática, reduzindo tempos, custos e erros humanos.

- no segundo nível, os dados de demanda, inventário e cronogramas são compartilhados, permitindo que os parceiros da cadeia de suprimento façam um planejamento melhor de suas atividades e processos.

- a colaboração real ocorre quando os parceiros realizam uma reengenharia dos processos e integração de sistemas que gera uma rede de colaboraçào rápida que responde de forma ágil às mudanças no ambiente.

4. Dados Analíticos

Medições e indicadores são críticos para a logística inteligente. Eles permitem um monitoramento em tempo real (ou quase-real) através de painéis, relatórios, score cards, ou consultas que levam a decisões melhores, orientação a objetivos, inteligência nas cadeias de suprimento e a um desempenho superior da rede.



Fontes:

http://www.portoriogrande.com.br/

http://ogerente.com/logisticando/


Nenhum comentário:

Postar um comentário