No brasil a paixão por automoveis é uma carcterística já reconhecida e legitimada. O automobilismo é um esporte que mobiliza a população, que acorda cedo aos domingos, para assistir as trasmissões das corridas. No entanto, boa parcela da população desconhece o grande processo que circunda esse evento, e esse será o tema abordado neste post.
As corridas ocorrem por etapas, em 2011 as etapas acontecerão em 19 países, totalizando 12 equipes e 24 pilotos. O GP do Brasil está previsto para o dia 27 de novembro e movimentará o país.
A logística é a principal responsável pela concretização desse gigantesco evento devido à quantidade de material que cada equipe necessita para cada corrida e a fragilidade de muitos dos materiais envolvidos, por essa razão, a montagem de toda essa estrutura é ponto crítico para a realização e sucesso do evento. Além disso, é muito comum a terceirização da área de logística, para que empresas especializadas responsabilizem-se por todo processo.
As corridas ocorrem por etapas, em 2011 as etapas acontecerão em 19 países, totalizando 12 equipes e 24 pilotos. O GP do Brasil está previsto para o dia 27 de novembro e movimentará o país.
A logística é a principal responsável pela concretização desse gigantesco evento devido à quantidade de material que cada equipe necessita para cada corrida e a fragilidade de muitos dos materiais envolvidos, por essa razão, a montagem de toda essa estrutura é ponto crítico para a realização e sucesso do evento. Além disso, é muito comum a terceirização da área de logística, para que empresas especializadas responsabilizem-se por todo processo.
Para a etapa do Brasil, que no ano passado aconteceu em 7 de novembro, o plano de logística começou a ser arquitetado no mês de junho. Esse trabalho é realizado desde 2003 pela empresa Sax Logística, que tem a responsabilidade de transportar 1.300 toneladas de cargas que chegam ao Brasil em cinco aviões e outro grande volume que chega de diversos países, também em navios.
Mapeamento
(Fonte: Site WebTranspo)
A Sax faz todo o mapeamento da carga como nome do remetente, local de descarga e tipos de mercadorias como carros, equipamentos, pneus, estruturas de boxes, além dos materiais diferenciados como os computadores utilizados pelas 13 equipes. Segundo o gerente da Sax, 95% de todo o material que os organizadores utilizam entram no País em regime de admissão temporária prevista em lei. “Essas toneladas de mercadorias são colocadas em 100 carretas e o transporte até o circuito ocorre de uma vez só em comboio acompanhado pela CET”.
De acordo com o executivo, para este ano, a empresa colocará em prática o mesmo plano logístico, com início no mês de junho para equacionar as datas e movimentação. Somente no ano passado, a Sax realizou 70 processos de frete aéreo. Alexandre Retrovatto afirma que o contrato abriu muitas portas para a Sax. Segundo ele, a Fórmula 1 é um dos principais serviços realizados pela empresa, que também faz a logística do Rally dos Sertões.
“Não há espaços para erros, pois a Fórmula 1 em São Paulo tem uma visibilidade gigantesca, tendo cobertura pela imprensa em todo o mundo, qualquer imprevisto é fatal”
Mapeamento
(Fonte: Site WebTranspo)
A Sax faz todo o mapeamento da carga como nome do remetente, local de descarga e tipos de mercadorias como carros, equipamentos, pneus, estruturas de boxes, além dos materiais diferenciados como os computadores utilizados pelas 13 equipes. Segundo o gerente da Sax, 95% de todo o material que os organizadores utilizam entram no País em regime de admissão temporária prevista em lei. “Essas toneladas de mercadorias são colocadas em 100 carretas e o transporte até o circuito ocorre de uma vez só em comboio acompanhado pela CET”.
De acordo com o executivo, para este ano, a empresa colocará em prática o mesmo plano logístico, com início no mês de junho para equacionar as datas e movimentação. Somente no ano passado, a Sax realizou 70 processos de frete aéreo. Alexandre Retrovatto afirma que o contrato abriu muitas portas para a Sax. Segundo ele, a Fórmula 1 é um dos principais serviços realizados pela empresa, que também faz a logística do Rally dos Sertões.
“Não há espaços para erros, pois a Fórmula 1 em São Paulo tem uma visibilidade gigantesca, tendo cobertura pela imprensa em todo o mundo, qualquer imprevisto é fatal”
Alguns dados de 2011
(fonte: Jornal Folha de Sao Paulo, edição de 27/mar/11, Caderno de Esportes)
(fonte: Jornal Folha de Sao Paulo, edição de 27/mar/11, Caderno de Esportes)
450 litros de leite são levados pelas equipes para cada etapa do Mundial.
8.500 xícaras de café são consumidas por corrida.
135 funcionários da McLaren viajam para cada corrida européia, enquanto nos GPs fora do continente este número caiu para 95.
Cada piloto usa por temporada:
- 8 a 10 macacões
- 6 sapatilhas
- 6 capacetes
- 16 pares de luvas
216 carros são alugados por temporada
15 mil refeições são feitas por ano nos circuitos, em média, apenas para os membros de cada equipe.
3.687 km é a distância que cada piloto deve guiar neste ano entre os hotéis e os circuitos.
125 noites em hotéis passan os pilotos, o que equivale a mais de um terço do ano.
2.880 bilhetes aéreos são comprados por temporada.
1.000 peças sobressalentes são levadas pelas equipes para cada GP.
1.800 garrafas de água são consumidas a cada corrida.
16o pedidos dce visto em média, são feitos por ano por cada time.
29 toneladas de equipamentos em oito contâiners são levados, em média, por cada equipe para cada etapa do campeonato.
600 camisetas peersonalizadas e com os nomes de todos os membros da McLaren são produzidas no início da temporada.
25 Gigabytes de informação são enviados de cada circuito para a sede das equipes, o que equivale a 35 CDs.
4.800 quartos de hotel são usados, em média, por cada equipe a cada ano.
146 horas ou pouco mais cde 6 dias ininterruptosa, é quanto viajam, aproximadamente as equipes durante o ano.
73.000 quilometros mede o percurso de viagem para as 19 provas, o que equivale aproximadamente a pouco menos de 2 voltas ao mundo.
Por fim, para que a real dimensão do evento possa ser visualisada, o video abaixo apresenta algumas curiosidade e todo o processo de transporte rodoviário dos materias da Fórmula1 .
Referência
GARCIA, Marco. Na F1, logística tem que ser “cirúrgica”. Webtranspo, 2011. Disponível em:
Muito interessante o post, realmente a logística envolvida nesse processo é surpreendente, e se depois de uma corrida não houver tempo hábil para retornarem a sua origem, essas peças vão direto para o próximo destino dando continuidade ao processo logístico.
ResponderExcluirIsso mesmo, o processo logístico deve ser totalmente estruturado para que dê tudo certo e o evento aconteça perfeitamente.
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