O e-commerce é uma transação via internet. A empresa cria um site para comercializar seus produtos e disponibiliza imagens, informações técnicas, preço e formas de pagamento do produto. Na ótica do cliente, como há diversos sites de diferentes empresas, o consumidor acessa os de sua preferência para escolher o que melhor se adapta as suas necessidades.
A logística é um elemento fundamental no e-commerce, é ela que realiza as atividades de compra dos produtos prontos que serão revendidos, quando necessário; recepção e condicionamento de produtos; controle e armazenagem; picking, que é o deslocamento dos produtos para preparar o pedido; e a contratação das transportadoras responsáveis pela entrega. Essas etapas devem ter ferramentas de rastreamento dos pedidos, para permitir um controle maior das diferentes operações.
No e-commerce o cliente valoriza principalmente, o tempo entre a compra e a chegada do produto. Esse tempo depende de algumas variáveis logísticas, como: aquisição de estoques, recebimento, conferência, separação, expedição, transporte de mercadorias e atendimento ao consumidor, podendo variar de 3 horas a até cinco dias após a compra, com algumas exceções. No momento da entrega ao cliente é importante dar a ele informações em tempo real da fase em que se encontra o produto adquirido para dar maior segurança.
Vantagens do comércio eletrônico: As lojas virtuais tendem a ter um custo bem reduzido, já que não precisa de muito espaço físico, o ponto da loja não precisa ser em lugar com grande fluxo de clientes e com a popularidade da internet a abrangência é bem maior o que evita a abertura de filiais. A mão-de-obra também oferece vantagem porque a empresa não precisa de equipe de venda que é bastante onerosa, além disso, dá para dizer que o custo com publicidade é baixo se comparado as mídias tradicionais.
Algumas dicas para melhorar a logística no e-commerce:
- Organizar a empresa através de um ERP para que as informações estejam interligadas;
- Trabalhar juntamente com o estoque do fornecedor, para que quando houver necessidade de reposição o fornecedor seja avisado;
- A embalagem deve ser resistente para não rasgar ou abrir durante o envio;
- O prazo de entrega é imprescindível, para isso deve-se informar a data com prazo de segurança no caso de algum problema na hora da entrega;
- Acompanhamento do pedido pelo cliente, proporcionando informações sobre a entrega do pedido e aumentando a confiança;
- Escolher bem as empresas que farão a entrega, pesquisar preços, pois como é o cliente que paga o frete, o preço pode ser um diferencial;
- Usar a logística reversa, é importante buscar a mercadoria na casa do cliente para que ele não se arrependa da compra, seria interessante não cobrar o primeiro frete da troca.
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