O fast fashion veio como conseqüência do comportamento do consumidor contemporâneo, de consumir sempre a toda hora. O termo que em inglês significa moda rápida, onde a produção é rápida e sempre diversificada, é um modelo de negócios usado por grandes marcas de roupas varejistas.
Foram marcas como Zara e H&M, grandes redes de varejo da Europa, que lançaram este novo modelo de gestão, onde produtos novos surgem o tempo todo. E com esta nova estratégia, permitiram às indústrias de vestuário um aumento na freqüência do consumidor nos pontos de venda e a diminuição nos estoques devido a alta rotatividade de peças.
No entanto, para o bom funcionamento dessas empresas, a área de logística tem grande importância no desempenho do sistema de fast fashion. Para garantir que as atividades sejam executadas com eficiência é essencial a seleção de bons fornecedores, para que os produtos sejam entregues no timing certo e que o transporte e movimentação interna sejam rápidos. Investir em sistemas de tecnologia também é crucial para o gerenciamento de estoques, por exempo a tecnologia via RFID (identificador de produtos via rádio freqüência) muito utilizada pelas grande empresas, ajuda a controlar todos os movimentos na cadeia de suprimentos do fast fashion.
A eficiência das cadeias do abastecimento dos produtos é crucial para o desempenho das empresa de fast fashion. Por tanto, para garantir um abastecimento ágil, os varejos devem selecionar bons fornecedores e investir em mecanismos de controle e informação.
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