Olá pessoal!
Estamos na reta final! Mais um semestre acabando, e mais uma postagem para finalizar!
Estive pensando nos últimos dias sobre o que postar que não fosse cansativo para pesquisar e nem para que vocês pudessem ler.
Minha primeira postagem focava em suprimentos, na segunda eu enfatizei a produção das moedas, e agora achei um material legar sobre a distribuição do Wal-Mart.
Sabemos que a Wal-Mart é a maior empresa varejista do planeta, e está sempre buscando a excelência em seus serviços, neste caso em especial, o serviços logísticos.
O Wal-Mart foi pioneiro na implantação do sistema VMI, onde os fornecedores controlavam os estoques das lojas. Com a percepção de que poderia assumir estes serviços por um custo bem menor, a empresa agora faz os transportes desde comida para cães a cadeiras para jardim. Segundo o vice-presidente de transporte corporativo da rede, “Isso permitirá liberar nossos fornecedores para fazer o que fazem de melhor: fabricar produtos para nós”
Devido ao tamanho da empresa, ela possui força suficiente para fazer com que os fornecedores entrem neste novo sistema e, livrando-os dos transportes, estes passarão a cobrar menos pelos produtos e isso refletirá na prateleira para o consumidor final, garantindo para a Wal-Mart vantagem competitiva.
Com o grande volume de transporte, a rede pode melhorar os indicadores de entregas no prazo e pode também negociar preços melhores para combustíveis.
Gente esse foi só um ‘gostinho’ da reportagem que achei. E, com esse pequeno post, podemos ver o quanto a logística tem importância estratégica para as empresas. Pois, quando parece ser mais fácil terceirizar este serviço, algumas empresas mostram que com um investimento certo e com um bom planejamento a logística pode ser grande responsável pela conquista de vantagem competitiva.
A reportagem na íntegra está no site:
Espero que gostem! Até o próximo semestre! ;]
Nenhum comentário:
Postar um comentário