Olá pessoas, a partir de algumas leituras e pesquisas em sites de buscas encontrei um assunto que já pode ser considerado usual nos dias atuais, mas que ainda é pouco estudado em termos de soluções. Hoje irei falar do sistema usado pelos correios para fazer a devolução ou troca de produtos entregues por eles, ou seja, logística reversa prestada pelos Correios.
A empresa vê a logística reversa como, o serviço de remessa de documentos e mercadorias em devolução, sem ônus ao remetente, para serem entregues exclusivamente no endereço indicado pelo cliente contratante. A logística reversa nos Correios envolve um sistema de coleta e entrega de produtos que são devolvidos por motivos de troca, devolução pura e simples ou para reparos. Comércio eletrônico, vendas diretas por catálogos ou telemarketing, vendas diretas porta-a-porta, telefonia celular, eletrônicos e peças de informática são alguns dos segmentos de negócio que mais necessitam deste serviço que pode ser usado por pessoas jurídicas com contrato SEDEX, e-SEDEX e PAC, onde o serviço é solicitado em qualquer horário ou dia da semana. O pedido pode ser unitário ou em lote, ambos via Internet. Porém há algumas restrições que devem ser respeitadas no momento da postagem em relação ao que transportar, limites de dimensões e pesos, e a forma como este produto vai ser acondicionado.
Os correios prestam seus serviços em diferentes modalidades, a logística reversa em agencia, onde o cliente só precisa apresentar a Autorização de Postagem, também há a postagem em agencia simultânea que no momento em que é feita a postagem do produto já ocorre a entrega do produto substituto, e se o cliente preferir estes processos podem ocorrer a domicilio. Isto é extremamente benéfico para o consumidor que tem comodidade, facilidade e rapidez no processo de pedido do serviço e ainda pode acompanhar o fluxo de seus pedidos on-line, através do SIGEP - Sistema de Gerenciamento de Postagens, através dele, os clientes podem gerar os documentos de postagem, etiquetas e rótulos padronizados. Além disso, o SIGEP permite o gerenciamento das postagens, através de recursos de banco de dados, assim como o rastreamento dos objetos postados.
Em outubro de 2011 os Correios comemoram cinco anos do serviço de Logística Reversa em Agência (LRA). Desde sua iniciação, a Logística Reversa em Agência tornou-se a solução referencial, agregando tecnologia ao processo de prestação de serviços e maior comodidade aos clientes das empresas usuárias dos serviços de encomendas.
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