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domingo, 13 de novembro de 2011

Sistemas de informação o ponto forte da logística: SONY e Lojas Ponto Frio



Nos últimos anos a relação da Sony Brasil com os seus fornecedores e clientes vem sofrendo grandes transformações. Através de uma gestão colaborativa e com alianças estratégicas com seus parceiros comerciais, a alta administração da Sony Brasil visa estabelecer, manter e melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços. Atualmente a Sony Brasil possui vários fornecedores nacionais e internacionais que participam ativamente do desenvolvimento de novos produtos e de alternativas que possibilitam uma redução nos custos da operação do negócio e de um aumento no nível de serviço prestado ao cliente.
Os clientes da Sony Brasil são atendidos por diversos canais de distribuição (consumidor varejo, profissional e IT) que são os elementos que formam a cadeia de suprimentos na parte que vai da montagem dos produtos até a disponibilização aos clientes finais. Estes canais são responsáveis pelo fornecimento de produtos e/ou serviços ao consumidor final.
A Sony Brasil possui como um dos seus principais parceiros as Lojas Ponto Frio, na qual define suas operações logísticas para melhor atender consumidores diretamente ligados a loja e que procuram produtos Sony.
As Lojas Ponto Frio utilizam como mais representativo de suas vedas o canal de lojas, tendo também como opções de vendas o site e seu canal de tele vendas. A Ponto Frio tem como atividade logística a core business que desenvolve parcerias com os principais fabricantes nacionais e internacionais, de forma a garantir uma vasta variedade de produtos ao consumidor final.
Foi o que chamou a atenção da Sony em tornar as Lojas Ponto Frio sua parceira em vendas. Toda a entrega de produtos da Sony para o Ponto Frio é feita diretamente pelos operadores logísticos que prestam serviço para Sony Brasil (Cotia Penske e DHL). Este procedimento funciona simultaneamente com a operação de faturamento da Sony em Brasília e o despacho para os operadores logísticos, seguindo os“lead-times” / prazos de entrega acordados entre Sony e Ponto Frio. O sistema ERP utilizado pelo Ponto Frio é o Amadeus, com os seguintes módulos: sistema sistema de gerenciamento financeiro, sistema de gerenciamento comercial, cadastro de produtos e sistema gerenciamento de compras e materiais.
Além disso, alguns sistemas analíticos suportam a operação logística, tais como: WMS da LD TRANS para gerenciar armazéns e TMS da Amadeus – SGF (Sistema de Gerenciamento e controle de Frete e Frota).
Os principais benefícios obtidos com a implantação do sistema ERP e dos
sistemas analíticos WMS e TMS foi maior acuracidade dos estoques, maior controle de pedidos dos clientes finais, melhoria no acompanhamento de indicadores de desempenho (métricas) junto aos fornecedores, maximização do controle administrativo e operacional das operações de transporte, otimização dos custos envolvidos com fretes, sinergia entre as atividades desenvolvidas pelas empresas e o aumento da lucratividade.
Para que este modelo de sistema de informação Sony Brasil/Ponto Frio pudesse estar integrado de forma plena, diversos processos foram revisados e analisados, criando-se a filosofia de SCM integrado com o compartilhamento de estoques e vendas diariamente, garantindo um fluxo de informações mais transparente e ágil para as empresas.
Com isso, estabeleceu-se métricas para gerenciar cobertura de estoque, previsão de vendas, etc, de forma a maximizar a operação comercial.
Anteriormente à implantação do sistema as trocas de informações com o Ponto Frio eram feitas de forma manual, ou seja, através de controles com planilhas eletrônicas e trocas por meio de e-mail, ocasionando muitas vezes rupturas dos produtos nos pontos de vendas.
Os benefícios esperados foram alcançados, principalmente porque se tornou viável a integração on-line de informações de vendas e estoques, melhorando a qualidade na troca das informações, gerando também maior velocidade e flexibilidade ao processo de vendas e entrega dos produtos aos clientes finais. Não houve qualquer influência da Sony Brasil com relação aos sistemas analíticos implementados pelo Ponto Frio.


Referências:
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0311058_05_cap_04.pdf

http://www.sonypro.com.br/Corporate/Logistica

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