Logística X Marketing
Como bem sabemos,
o atual mercado global está cada vez mais agressivo e competitivo. Exige das
empresas contínua capacidade de adaptação, inovação e principalmente empenho incessante
em alcançar diferenciação perante seu público-alvo.
A facilidade e rapidez de
acesso à informações bem como de acesso
às fontes produtoras faz com que vantagens competitivas criadas por organizações
inovadoras sejam copiadas pelas demais, rapidamente. A questão da
“commoditização” (todas as marcas são similares para os clientes) passa a ser
um dogma do terceiro milênio.
Diante dos
desafios cada vez maiores, há dificuldade na retenção e fidelização dos
consumidores.
Na busca de alternativas para lidar com o atual panorama
frenético e alcançar excelência de atendimento ao cliente, as empresas têm
ampliado seus horizontes em relação ao marketing tradicional tão utilizado.
Criação de
propagandas e treinamento em vendas tornam-se insuficientes se a organização
não se atenta para qualificação da mão-de-obra
produtiva, máquinas, equipamentos, transportes e instalações, ou seja, para todo
o sistema logístico da qual faz parte.
A cadeia de suprimentos é elemento
fundamental de uma estratégia de vendas, na medida em que ela por si mesma, é
capaz de proporcionar vantagens competitivas.
Empresas inteligentes têm percebido o poder da logística na agregação
de valor aos serviços prestados e encarado o planejamento logístico como um
elemento de maximização de lucro em vez do ponto de vista de minimização dos custos.
A DELL Computers,
por exemplo, através da utilização de sofisticados conceitos logísticos na sua
estratégia de marketing, reduziu seus estoques para apenas 6 dias contra 60 de
sua concorrência, alcançou alto nível de customização de seus produtos e
reduziu custos de distribuição fazendo uso da internet (fornece computadores
pessoais em 48 horas baseado no pedido pela web).
A flexibilidade e agilidade da
DELL devido ao canal de distribuição direto ao consumidor tornam a empresa
líder do setor.
É deste diferencial que provém os lucros. A DELL oferece o computador
certo para o público certo. Isso é marketing. Mas isso a concorrência também
faz. Oferecer este computador de forma personalizada, com os opcionais que o
cliente quer, pelo mesmo preço em casa em 48 horas, só a DELL. E isso é
serviço; logística.
Podemos perceber que
logística e marketing estão sempre ligados e que por mais importante e
influente que seja o marketing, é através do bom serviço logístico que o consumidor
dá valor a empresa. A distribuição pode ser utilizada como a principal razão de
compra do mercado alvo.
O fato de ter o produto certo para o público certo é
uma questão de marketing fundamental para a sobrevivência de uma organização. Porém,
estar no momento certo, na hora certa, pelo preço justo e na conveniência deste
público é uma questão de logística, e é o diferencial que terá grande impacto
sobre a decisão de compra dos clientes.
Referências:
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