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quinta-feira, 10 de maio de 2012


Logística X Marketing

Como bem sabemos, o atual mercado global está cada vez mais agressivo e competitivo. Exige das empresas contínua capacidade de adaptação, inovação e principalmente empenho incessante em alcançar diferenciação perante seu público-alvo.

A facilidade e rapidez de acesso  à informações bem como de acesso às fontes produtoras faz com que vantagens competitivas criadas por organizações inovadoras sejam copiadas pelas demais, rapidamente. A questão da “commoditização” (todas as marcas são similares para os clientes) passa a ser um dogma do terceiro milênio.

Diante dos desafios cada vez maiores, há dificuldade na retenção e fidelização dos consumidores.
Na busca de alternativas para lidar com o atual panorama frenético e alcançar excelência de atendimento ao cliente, as empresas têm ampliado seus horizontes em relação ao marketing tradicional tão utilizado.
Criação de propagandas e treinamento em vendas tornam-se insuficientes se a organização não se atenta para qualificação da  mão-de-obra produtiva, máquinas, equipamentos, transportes e instalações, ou seja, para todo o sistema logístico da qual faz parte.

A cadeia de suprimentos é elemento fundamental de uma estratégia de vendas, na medida em que ela por si mesma, é capaz de proporcionar vantagens competitivas.
Empresas inteligentes  têm percebido o poder da logística na agregação de valor aos serviços prestados e encarado o planejamento logístico como um elemento de maximização de lucro em vez do ponto de vista de minimização dos custos.

A DELL Computers, por exemplo, através da utilização de sofisticados conceitos logísticos na sua estratégia de marketing, reduziu seus estoques para apenas 6 dias contra 60 de sua concorrência, alcançou alto nível de customização de seus produtos e reduziu custos de distribuição fazendo uso da internet (fornece computadores pessoais em 48 horas baseado no pedido pela web).
A flexibilidade e agilidade da DELL devido ao canal de distribuição direto ao consumidor tornam a empresa líder do setor.
É deste diferencial que provém os lucros. A DELL oferece o computador certo para o público certo. Isso é marketing. Mas isso a concorrência também faz. Oferecer este computador de forma personalizada, com os opcionais que o cliente quer, pelo mesmo preço em casa em 48 horas, só a DELL. E isso é serviço; logística.

Podemos perceber que logística e marketing estão sempre ligados e que por mais importante e influente que seja o marketing, é através do bom serviço logístico que o consumidor dá valor a empresa. A distribuição pode ser utilizada como a principal razão de compra do mercado alvo.
O fato de ter o produto certo para o público certo é uma questão de marketing fundamental para a sobrevivência de uma organização. Porém, estar no momento certo, na hora certa, pelo preço justo e na conveniência deste público é uma questão de logística, e é o diferencial que terá grande impacto sobre a decisão de compra dos clientes. 

Referências:

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