Bom pessoal. Nesta postagem vou falar um pouco de como funciona a operação de um terminal de containers vazios.
Esses terminais são responsáveis por receber, vistoriar, reparar, armazenar e liberar os containers de um determinado Armador (proprietário de container) que o contrata para estes fins.
Quando um container é recebido no terminal, ele passa por uma vistoria. Neste momento os vistoriadores, baseados nos critérios exigidos por cada armador, verificam todo o container. Localizando e descrevendo a existência ou não de avarias ou sujeiras.
Vou abrir um parêntese aqui. No pátio do terminal, existem vários lotes de containers. Cada lote possui sua característica. Alguns estão armazenados containers avariados, outros OK, outros que necessitam somente de limpeza, outros com alguma característica especifica para determinada mercadoria (como o arroz). Isso facilita a movimentação dos containers, gerando economia de combustível das maquinas e melhor eficiência e rapidez no atendimento a terceiros.
Seguindo. Após a vistoria, os containers são destinados aos lotes acima exemplificados. Os containers avariados, pela lógica, já são armazenados nas proximidades da oficina. Onde aos poucos, são destinados a reparo.
O Armador fica responsável de informar ao terminal, a númeração dos bookings e suas características especificas, como quantidade, tipo de container, cliente, entre outros. A partir do recebimento desse número de booking, o terminal está habilitado a liberar os containers para qualquer transportadora que possua o a solicitação/autorização do armador de coleta.
Assim, conforme o Armador for fechando novos fretes com os clientes, a comunicação deve ser constante. Para que o terminal mantenha um número correto de unidades OK no terminal para atender as liberações e o Armador esteja constantemente abastecendo o terminal com mais containers vazios. Esse é um fator de muita importancia para todos o sistema.
Neste ponto, utilizamos muito a Logística de Suprimentos, justamente o que estamos estudando neste momento, Previsão de Demanda. Porem, não existe um calculo fixo para este. Como o Armador depende muito do mercado, a previsão de estoque é feita semanalmente, com previsões para um mês. Pois a distribuição de container é feita de maneira lenta, geralmente via navio.
Boa tarde,
ResponderExcluirGostaria de mais informações sobre o assunto abordado no blog a seguir: http://logisticadesuprimentos.blogspot.com/2012/05/operacao-de-terminal-de-container-vazio.html
para fins acadêmicos, tendo em vista que sou aluno do ultimo semestre de curso técnico em Logística.
obrigado