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domingo, 27 de maio de 2012

Gargalo logístico e os desafios da cadeia produtiva


Segue uma reportagem que achei no Site “Logística Descomplicada.com”, um assunto muito interessante e pertinente para o momento que estamos vivendo no Brasil, um Boom na Economia e uma falta de estrutura para suprir com várias necessidades entre elas está a falta de investimento na logística, abaixo do texto escrito pelo Leandro Callegari está uma análise, uma reflexão que eu fiz relativo ao assunto mencionado.

Gargalo logístico e os desafios da cadeia produtiva

Reportagem escrita por: Leandro Callegari Coelho
Site: Logística Descomplicada. com
O cenário econômico positivo no Brasil que provocou o aumento do consumo interno e gerou novos negócios, principalmente dos últimos anos, se refletiu em avanços significativos na infraestrutura do País. Os desafios logísticos, pelo contrário, continuam a exigir do empresariado brasileiro soluções paliativas para não comprometer a saúde financeira de suas companhias.
O gargalo atinge empresas de vários segmentos, mas os setores de bebidas é um dos que mais gastaram com logística no ano passado, segundo a pesquisa Custos Logísticos 2011, do Instituto de Logística e Supply Chain. Enquanto a média geral de gastos foi de 8,5% em relação à receita líquida, o setor de bebidas gastou 12,1%.
As deficiências da infraestrutura logística brasileira permeiam todos os setores de transporte. Rodovias, portos e aeroportos sofrem com a falta de investimento, afetando a demanda e elevando os gastos. De acordo com o Banco Mundial, o custo da logística no Brasil equivale a 20% do PIB, o dobro dos países ricos.
O setor de transporte rodoviário, responsável por 76% da mercadoria que transita no País, atinge praticamente todos os pontos do território nacional, mas, por outro lado, é o que apresenta preços de frete mais elevados. Embora ofereça baixos custos fixos, os variáveis são mais altos, podendo ter alteração de acordo com questões que estão na esfera pública. Alguns dos exemplos são os valores do combustível e da manutenção das vias.
Com apenas 212 mil quilômetros de rodovias pavimentadas – enquanto a China e a Índia registram 1,5 milhão de quilômetros de estradas cada -, o Brasil possui um alto custo de conservação de sua frota. Afinal, a qualidade das estradas afeta diretamente o desempenho do caminhão e influencia no prazo da troca de peças, realizadas antes do previsto.
E os desafios não se restringem apenas à falta de aportes em infraestrutura. A carência de um planejamento urbanístico das grandes cidades também tem impactado o setor. As restrições do tráfego de caminhões nos principais centros urbanos do País têm forçado as empresas a buscar novas soluções. Especialmente para companhias, cujos clientes estão no coração dos municípios, seguir rotas e horários restritos de circulação de veículos exige uma grande ginástica logística. A compra de caminhões comerciais leves ou alteração do horário de trabalho são algumas das alternativas, porém implica no pagamento de adicionais noturnos aos empregados e no aumento das equipes de segurança, além do custo do período em que o veículo fica parado.
Apesar dos investimentos previstos pelo governo, as expectativas para o futuro não são tão animadoras. A escassez de fortíssimas altas no custo de mão de obra e os gargalos de infraestrutura serão somados aos aumentos de custos provocados pelo preço do óleo diesel, pedágio, caminhões e do salário dos motoristas e ajudantes.
Com este cenário, o grande prejudicado será o Brasil, que perde competitividade frente aos países do mundo e encarece seus produtos com os altos valores logísticos embutidos.

Fonte:http://www.logisticadescomplicada.com/gargalo-logistico-e-os-desafios-da-cadeia-produtiva/



Análise
Como foi evidenciado na reportagem acima, estamos vivendo um momento de grandes mudanças e avanços na economia do Brasil, o crescimento da Classe C que constituem famílias que recebem entre R$1.065,00 até R$4.591,00, o aumento da população, entre outros fatores estão fazendo com que aumente o consumo de produtos, surgindo assim desafios na logística, pois esse produto tem que ser entregues para supermercados, para lojas, para os próprios consumidores finais em tempo hábil, nas condições certas e com um preço acessível. Porém, para que consiga isto se faz necessário um alto investimento em infra-estrutura no Brasil, e percebemos que falta este investimento, pois há grandes deficiências nas demais modalidades tanto nas Rodovias, como nos Aeroportos e como também nos Portos.
As Rodovias são a grande saída da maioria dos produtos, pois atingem vários pontos do Brasil, porém ao mesmo tempo, tem um elevado custo de frete, pois estão embutidos valor de pedágios que estão cada vez mais altos, que é uma vergonha para um País que tem poucas vias pavimentas perante aos demais Países, também tem custo elevado pela conservação da frota, dos caminhões, o preço do combustível então tudo isto faz com que essa modalidade Logística, umas das mais utilizadas ainda se torne cara.
Sem contar outros aspectos que dificultam o uso de rodovias como melhor meio de transitar com as mercadorias, é o fato das restrições de horários e de vias no centro urbano, como exemplo temos o que aconteceu com os Caminhões-Tanque que transportavam gasolina em São Paulo, a Cidade estabeleceu horários e vias que os caminhões poderiam transitar e isto causou um grande transtorno, fazendo com que os caminhoneiros fizessem greve, deixando os postos de gasolina sem o produto, isto mostra como esse meio de transporte faz falta, pois deixou uma região inteira sem um produto essencial, então o certo seria uma melhor planejamento urbanístico, coisa que a maioria das cidades Brasileiras não possuem para facilitar a logística.
E essa “Ginástica Logística” como o autor acima nomeia o fato de os caminhoneiros terem que se adaptar a horários e vias que podem circular com seus caminhões e com suas mercadorias para entregá-las ao seu destino faz com que encareça ainda mais o uso desta modalidade logística, pois os horários normalmente são noturnos e vias não tão utilizadas então tendo que pagar mais para seus funcionários, como adicional noturno, investimento em mais segurança no próprio caminhão e sem contar que eles cobram pelas horas paradas que o caminhão fica esperando que possa transitar nas vias.
Outro aspecto observado que é necessário investir na qualidade das estradas, não somente destas, mas também dos aeroportos, e dos portos, pois isso afeta diretamente no prazo e na qualidade que a mercadoria vai chegar ao seu destino, ainda mais que o custo não é tão barato, sendo assim o mínimo que se espera é qualidade e pontualidade.
Para concluir, observamos que a necessidade da Logística cresce junto com a economia do Brasil, e para isso é necessário um maior investimento nas vias, nos portos e nos aeroportos, coisa que ainda não está acontecendo. Às vezes, convém pensar se realmente é tão importante investir tanto na Copa do Mundo em 2014 no Brasil, ou em tantas outras coisas, que não trará grandes retornos para o País enquanto algo que é fundamental que é esse trâmite logístico que traz lucros e benefícios está sendo tratado de forma insignificante, está certo que já teve grandes melhorias nesse aspecto, mas ainda faltam muitas para serem realizadas.


Aline da Silva de Ávila – 47230
Estudante de Administração-5º Semestre/FURG.

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