Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Gestão de estoques na cadeia de suprimentos


A administração da movimentação de materiais, desde a chegada dos insumos até a entrega do produto acabado, é responsabilidade da logística, sendo a logística responsável pela ações que acontecem dentro e fora da empresa. 
O processo de gestão de estoques envolve a preocupação com algumas atividades como:
§ Armazenagem: envolve as questões relativas ao espaço necessário para estocagem dos produtos.
§ Manuseio de materiais: refere-se à movimentação dos produtos no local de armazenagem.
§ Embalagem de proteção: sua finalidade é proteger o produto.
§ Programação de produtos: compreende programar, quando da necessidade de produção e seus respectivos itens da lista de materiais.
§ Manutenção de informação: exige uma base de dados para o planejamento e o controle da logística.
É por meio da gestão adequada que será possível atender ao objetivo de proporcionar ao cliente produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades. É pela coordenação coletiva e cuidadosa dessas atividades relacionadas com o fluxo de produtos e serviços que a empresa obtém ganhos significativos.
A gestão de estoques na empresa é um conjunto de atividades com a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo melhor preço.
Se os produtos ficarem prontos antes do tempo correto, ocasiona estoques altos, acima da necessidade da empresa. Após o tempo correto, ocasiona falta de material para o atendimento das necessidades. Se for produzida uma quantidade além daquela necessária, representa imobilizações em estoque ocioso. Se for produzido menos que a quantidade necessária, pode levar à insuficiência de estoque. Em geral, no comércio, o envolvimento com materiais atinge de 70% a 85% do orçamento, na indústria entre 50% a 65%, e em prestadora de serviços está entre 10% a 15%.
Algumas das  principais atividades da área de gestão de estoques são: controle das compras pendentes de entrega, estudos dos métodos de ressuprimento, controle físico dos materiais,  classificação dos materiais, recebimento e expedição de materiais, movimentação de materiais, armazenamento. Os sistemas básicos utilizados na administração de estoques são: FMS (Flexible Manufacturing System), MRP (Material Requirement Planing), Sistema Periódico, OPT (Optimezed Production Technology), Sistema Kanban (JIT – Just In Time).

O gerenciamento dos estoques nas empresas é fundamental para a diminuição dos custos. Estoques elevados e precariamente administrados são fatores que oneram o preço final dos produtos, bem como uma aplicação indevida do capital de giro das empresas. A competitividade das empresas no mundo globalizado exige uma correta manutenção desse ativo, sendo fundamental manter apenas as quantidades necessárias para a produção. A correta gestão de estoques na cadeia de suprimentos não pode ser efetuada isoladamente, algumas medidas de controle de produção podem ser implementadas pela empresa. Porém, é fundamental que a cadeia de suprimentos esteja no mesmo nível de evolução e a relação cliente-fornecedor tenha um sincronismo total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário