Como a gente estava estudando previsão de demanda, resolvi procurar alguma coisa relacionada para escrever aqui. Encontrei uma empresa que utiliza uma maneira diferenciada da maioria para realizar esta previsão: a RedPrairie.
A maioria das organizações tenta prever a demanda com base nas remessas provenientes dos centros de distribuição, entretanto o dado utilizado não corresponde às vendas reais do produto nas lojas. A RedPrairie percebeu que este método não levava em consideração a verdadeira demanda dos consumidores e desenvolveu, então, uma nova maneira de prevê-la.
Assim como nós estudamos que é importante manter uma conexão entre a cadeia de suprimentos, a RedPrairie também priorizou isso. O método de previsão de demanda consiste em analisar diretamente o nível dos itens dentro de cada loja (onde a demanda dos consumidores começa), e propagar a informação ao longo da cadeira de abastecimento, ou seja, das prateleiras das lojas para as fábricas e fornecedores. Para prever a necessidade de estoque em cada loja os dados são atualizados diariamente com base nos resultados reais da loja, o que elimina o erro da previsão.
Adotar este método trouxe inúmeras vantagens para toda a cadeia de suprimentos da RedPrairie: os fabricantes têm um grau extraordinário de visibilidade até o último minuto das necessidades dos seus clientes de varejo, o que faz com que o serviço prestado possa ser de alta qualidade; os fabricantes e varejistas conseguem reduzir seu estoque de segurança em todos os níveis; o estoque já não sofre tanto com a falta de itens, que é reduzida.
Além da previsão da demanda, esta empresa mostra em seu site como ela realizada outros processos relacionados a estoques, transportes e mão-de-obra, sempre identificando seu diferencial. Para quem estiver interessado, segue o site: http://brazil.redprairie.com/Default.aspx?&LangType=1046
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