Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

Casa da Moeda do Brasil

Aqui vai um pouquinho dos passos e da história dos produtos da CMB.

Empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda já com mais de 300 anos de existência. Criada no Brasil Colônia, para fabricar moedas de ouro. Com o passar dos anos, foram sendo criadas moedas com matérias-primas diferentes e surgiram também as cédulas.

As cédulas são fabricadas a partir de projetos, os quais são compostos por diversas etapas como: concepção artística, confecção de originais, gravação e reprodução de matrizes para fabricação dos produtos, elaboração de especificações técnicas, projetos técnicos e desenvolvimento dos fornecedores de matéria-prima e insumos industriais.

O suprimento das matérias-primas é assegurado por fornecedores nacionais e estrangeiros, de acordo com rigorosas especificações, que produzem papéis, tintas e outros insumos.

A elaboração doa projetos é realizada pelo Departamento de Projeto de Produto e Desenvolvimento de Matrizes (DEMAT). Além desde, a CMB dispõe de três unidades industriais, o Departamento de cédulas (DECED), responsável pela impressão de cédulas; o Departamento de Moedas e Medalhas (DEMOM), responsável pela cunhagem das moedas de circulação e medalhas comemorativas; e o Departamento de Gráfica Geral (DEGER), responsável pela produção dos produtos gráficos de segurança, como selos fiscais, passaportes, carteiras de trabalho e outros.

Focando o assunto nas cédulas, estas são produzidas por projetos, como já citado, e estes projetos passam pelas seguintes etapas de produção: impressão offset seco e úmido, impressão calcográfica reverso, impressão serigráfica, aplicação de holografia, impressão calcográfica anverso, análise crítica, impressão flexográfica e acabamento automatizado, que engloba a impressão tipográfica, o corte e a embalagem.

Com baixos índices de perdas registrados, a eficiência do processo produtivo é alcançada em decorrência do emprego de modernas tecnologias como: acabamento automatizado; célula de manufatura; kanban; redução do ciclo do processo produtivo; sistemas informatizados; e controle da qualidade total.

A produção das cédulas é minuciosa, pois nelas são incorporados diversos itens de segurança, como marca d’água, fios de segurança magnéticos; imagem latente, visível somente sob determinado ângulo de incidência de luz; registro coincidente (anverso/reverso); impressão calcográfica em relevo perceptível ao tato – com marcas características em todas as denominações destinadas aos deficientes visuais - banda holográfica e outros.

Bom gente, aqui está um pouco de como é produzido o “produto” pelo qual todos nós trabalhamos e esperamos ansiosamente... o Dinheiro!

Referência: http://www.casadamoeda.gov.br/portal/


Nenhum comentário:

Postar um comentário