Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tempo de previsão de demanda: 4 horas! É possível?

A notícia é velha: Ambev reduz tempo de previsão de demanda de 30 horas para 4.

Mas me fez refletir sobre a previsão como a previsão de demanda impacta industrias com alto volume de produção como a Ambev. Para visualizar o impacto de uma ferramenta eficiente para previsão de demanda em uma empresa, não é necessário ser um expert em produção.

Em um produto de escala tão signficativa a cadeia de suprimentos toda é impactada rapidamente por qualquer variação de demanda fora do previsto. A Ambev ao adotar um sistema tão sofisticado de previsão, procura distribuir os ganhos de eficiência auferidos por uma previsão mais próxima do correto, para toda cadeia, até por que sabemos que ela verticalizou grande parte desta.

Um sistema de TI que agregue desde a venda até os fornecedores é um grande trabalho, que fica mais fácil quando grande parte a cadeia é verticalizada, o fluxo da informação deve ser continuo e a comunicação deve rápida em precisa entre os atores da cadeia.

Agora imaginem gerar uma previsão de demanda em tempo real, ou seja, ao mesmo tempo em que as vendas são efetuadas, em que a cadeia receba atualizações com intervalo de 4 horas nas previsões de demanda. Parece utopia, não? Pois com o avanço da TI, a aplicação de modelos estatísticos que contemplam variáveis sazonais porém com menor espaço de tempo e agregando variáveis em tempo real é possível que as demandas sejam previstas com grande acuracidade, possibilitando menores estoques, melhor uso da capacidade instalada, menores custos com horas extras, perdas de vendas e clientes por não suprir a demanda, entre outros.

A TI nos oferece soluções quase inimagináveis a pouco tempo atrás, poucas são as empresas que podem e sabem aproveitar das ferramentas mais sofisticadas que possibilitam esta grande vantagem competitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário