Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A importância dos Sistemas de Informação na Logística



 

 


Um dos fatores mais relevantes ao desenvolvimento dos processos logísticos é a aplicação de tecnologia de informação (TI) por meio de Sistemas de Informação.
O avanço da TI tem permitido operações que antes eram pouco prováveis. O uso tecnolgia da informação em algumas empresas podem reduzir custos e/ou aumentar a vantagem competitiva. Alguns exemplos que podemos mencionar é a Dell que devido a possibilidade de venda direta e customização dos computadores, aumentou consideravelmente seu faturamento dentro de um ano. Outro exemplo é Souza Cruz que utiliza um Roteirizador, que é um software que auxilia a obtenção da melhor rota para seus veículos atenderem milhares de clientes com uma eficiência de 99%.

O fluxo de informações é um elemento fundamental para as operações logísticas. Pedidos de clientes, necessidade de estoque, documentação de transporte, faturas... são algumas das formas de informação logística. O uso da tecnologia proporcionou uma maior eficiencia, eficácia, rapidez e confiabilidade ao fluxo de informações, que antes quando era baseado no papel era bem mais lento e propenso a erro.

A utilização de gerenciamento eletrônico de informações propicia a oportunidade de redução de custos logísticos através de uma melhor coordenação, sem falar que permite o aperfeiçoamento do serviço se baseando na melhoria de oferta de informações ao cliente.

A percepção dos clientes das informações disponíveis sobre o status do seu pedido, como disponibilidade do produto, entrega e fatura; a redução do estoque total da cadeia de suprimentos, que fez com que os executivos percebessem que a informação pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque; e o aumento da flexibilidade permitindo identificar qual, quanto, como, quando e onde produzir os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem competitiva, são as razões que justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes.



Dessa forma, a dinâmica da globalização e a crescente necessidade de sistemas de distribuição mais ágeis e precisos, além dos problemas de altos custos de armazenagem e transporte, faz com que novas tecnologias sejam desenvolvidas para apoiar o processo logístico das empresas.


 

Fontes:










Nenhum comentário:

Postar um comentário