Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Logística reversa do óleo de cozinha



A importância da responsabilidade social quanto às atitudes de nós pensantes tem se tornado cada dia mais relevante resultando em atos mais responsáveis. Visar a sustentabilidade nos dias de hoje é quase que incorporar a consciência ambiental em cada um de nós, como exemplo a reciclagem de materiais, ou melhor, a reutilização adequada de produtos que podem ser muito prejudicial a longo prazo.
Diante dessas circunstâncias venho aqui expor uma ideia contrária, a logística reversa de um produto que é ameaça para o nosso futuro: o óleo de cozinha. Há sim muitas pessoas que não sabem onde dispersar esse tipo de produto e acaba por descartar em descargas, no solo, em pias entre outros lugares mesmo sabendo que o óleo de cozinha impermeabiliza inutilizando o solo em que foi descartado, ou mesmo causando o entupimento das redes de esgoto. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil produz anualmente 3 bilhões de litros de óleo vegetal comestível. De acordo com a Sabesp, cada litro de óleo despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água.
Neste momento é que devemos conscientizar as pessoas, que são a maioria, a acionar a uma das soluções mais bem pensada e socialmente inteligente: a logística reversa, que implica no recolhimento desses óleos para reciclagem. A reciclagem do óleo junto a logística reversa resulta em produtos como detergente, sabão em pedra, verniz, massa de vidraceiro, tinta, além do biocombustível.
O programa “Ação Renove o meio ambiente” promovido primeiramente em São Paulo pela Cargill (empresa que produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais) conta com o apoio de diversas marcas de sucesso no Brasil. O programa ocorre com a seguinte logística: são disponibilizados cerca de 60 displays em agências de atendimento comercial que participam do programa. Há também a instalação de pontos de coleta em locais como escolas, condomínios e shopping centers. A ONG Trevo se responsabiliza pela logística reversa de recolhimento e destina às usinas de biodiesel, além de contribuir para ações de educação ambiental em conjunto com a Cargill.
Outro parceiro da iniciativa é o Carrefour que destina para reciclagem o óleo de cozinha usado pelos restaurantes de suas lojas. A coleta na rede é encarregada pela USP, através da Biodiesel Brasil e da Bioauto, responsáveis pelo pré-tratamento e direcionamento às empresas produtoras de biodiesel. O combustível é posteriormente enviado aos geradores
das lojas e aos maquinários agrícolas de fornecedores do Programa Garantia de Origem Carrefour. O apoio da rede de varejo possibilitou a instalação de 86 pontos de coleta em suas lojas em todo o estado.

Um comentário: