Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


          Atualmente muitas empresas vem se utilizando da Logística Verde onde, além de ser econômica, tem seu lado ambiental, reduzindo custos, utilizando combustíveis alternativos, reaproveitando os materiais de transporte como os pallets e também as embalagens. Algumas medidas feitas pela logística verde acabam causando um grande conflito com a logística tradicional, pois enquanto a primeira busca medidas para se manter ambientalmente correta, a segunda busca menores custos, tendo os mesmos objetivos que é entregar um produto satisfatório à seus clientes.

         Segue abaixo um texto que descreve bem a diferença entre Logística Verde e a Logística Reversa. Dois conceitos que se confundem um pouco pois tratam de reutilização, reciclagem e reaproveitamento.


DIFERENÇAS ENTRE LOGÍSTICA VERDE E LOGÍSTICA REVERSA

RESUMO
É comum, especialmente na internet, a confusão feita entre os conceitos de Logística Reversa e Logística Verde. Mais comum ainda é que os dois conceitos sejam colocados como sinônimos, o que definitivamente não é o correto. O presente trabalho pretende diferenciar os dois conceitos e colocá-los nas esferas devidas da Logística e Sustentabilidade.

DESENVOLVIMENTO
A Logística atua em diversas áreas dentro das empresas e está presente em várias atividades sociais, por isso pode oferecer uma série de soluções não apenas ligadas a redução de custo e melhoria de nível de serviço mas também ligadas a segurança, melhoria de qualidade de vida , controle ambiental e ecológico dentre outros.
Donato (2008) lembra que algumas pessoas confundem os conceitos de Logística Verde e Logística Reversa e esclarece que “(…) a Logística Reversa é a parte da Logística que trata do retorno de materiais e embalagens ao processo produtivo”. Ainda segundo Donato (2008), o movimento da Logística Verde teve início no final do século XX e início do século XXI e foi motivado pelo crescente índice de emissão de gases gerados pela combustão dos combustíveis fósseis, pela contaminação dos recursos naturais e também pela necessidade de desenvolvimento de projetos que tenham por objetivo evitar que ações geradas pelo transporte e armazenagem causem avarias a embalagens de produtos químicos.
A evolução da Logística Verde deu-se, a partir da regulamentação da ISO 14000:2004 que determina como requisito de qualidade a reciclagem de produtos resultantes dos processos produtivos das empresas. Além da questão da qualidade é importante lembrar a evolução da Legislação Ambiental Brasileira que também vem requerendo cada vez ações mais significativas por parte das organizações.
Resende, apud Torre, defende que a Logística Verde possui características diferentes da Logística Reversa, conforme segue:

“Logística Reversa estuda meios para inserir produtos descartados novamente no ciclo de negócios, agregando-lhes valor de diversas naturezas. Enquanto a Logística Verde planeja e diminui impactos ambientais da logística comum. (RESENDE, 2004, p. 28).”

A figura a seguir ilustra a diferença entre os dois conceitos.
Figura: Comparação entre Logística Verde e Logística Reversa.


CONCLUSÃO
A Logística Verde atua em diversas áreas da Logística Tradicional, tendo como foco a diminuição da degradação ao meio ambiente. Sendo os meios de transporte um dos principais causadores da poluição, através da queima dos combustíveis fósseis é compreensível que a Logística atue no sentido de estabelecer processos sustentáveis.
É importante, porém, que os autores de artigos, reportagens e demais textos que tenham como objetivo a informação de profissionais e estudantes estejam atentos para o conteúdo que disponibilizam e que certifiquem-se de que seja um conteúdo consistente
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário