Pesquisar este blog

sábado, 19 de janeiro de 2013



“LOGÍSTICA VERDE”



Utiliza-se o planejamento logístico para garantir armazenagem, circulação e distribuição adequadas de produtos. A complexidade da cadeia logística atualmente é muito superior do que há algumas décadas, com fluxo de informações, pessoas e materiais, organizados em uma rede de intercâmbios entre todos os participantes.
Entretanto, com as exigências por uma melhor performance no mundo corporativo, além de questões políticas e uma pressão da sociedade por uma maior responsabilidade ambiental, as empresas, preocupadas também em manter uma boa imagem, utilizam cada vez mais a chamada logística verde. Contudo, torna-se necessário que as empresas mantenham um equilíbrio entre a dimensão econômica, a dimensão social e a dimensão ambiental.
Um exemplo de empresa que pratica logística verde é a AMBEV.

Pelo fato do Brasil possuir uma extensão territorial muito grande, a empresa pensou numa facilidade que consiste em compartilhar a frota com outras empresas do segmento de alimentos e bebidas, achando assim uma forma inteligente de atingir resultado e ajudar o meio ambiente. A iniciativa da AMBEV reduz os custos com combustível, a emissão de C02 e, consequentemente, os impactos ambientais. De acordo com o gerente de transportes da AMBEV, Leandro Fluvierz, Desde o início desse sistema, no ano passado, a empresa conseguiu reduzir 4 mil toneladas de emissões de carbono com uma economia de 1,5 milhão de litros de óleo diesel. Os caminhões que retornariam vazios às fábricas da companhia, depois de abastecer nos Centros de Distribuição Direta, passaram a fazer os trajetos de volta carregados de produtos de empresas parceiras (como PepsiCo, Unilever, Sara Lee e Sadia). Em troca, os parceiros também transportam os produtos dos demais, nas mesmas condições. Além disso, a iniciativa também resulta em menos caminhões na rua contribuindo para uma melhora no trânsito do país. O transporte colaborativo preenchia 5% de todo o deslocamento da empresa, atualmente ela faz previsão de que o mesmo aumente para 15%.
Além da preocupação com um transporte verde, há também o compromisso com a reciclagem. Quase toda a matéria-prima da produção das bebidas é reciclada, sendo que foram reaproveitadas 98,2% com meta de 99%.



Fontes:
http://www.logisticadescomplicada.com/o-que-e-logistica-verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário