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terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Logística da Avon


Logística da empresa Avon



   A hoje conhecida mundialmente Avon, conta com 800000 revendedoras, possuindo a força de vendas mais numerosa do mercado brasileiro no porta-a-porta e também entre os 143 países onde a multinacional americana atua. A cada 19 dias, esse exército feminino, levando na bolsa 5 milhões de novos catálogos, aborda 21 milhões de consumidoras. Para satisfazer o rentável pecado da vaidade, a Avon oferece 2500 produtos que vão dos tradicionais cosméticos a roupas, sapatos, utensílios domésticos e outros artigos fabricados por terceiros.
      O objetivo maior da Avon é atingir o conceito de pedido perfeito. Conceito esse que consiste em entregar o produto certo, no local certo, no dia certo e à revendedora certa, a mercadoria, portanto precisa chegar em quantidades corretas e condições impecáveis. Trata-se de uma questão básica de logística. Para qualquer empresa esse objetivo é desafiador, principalmente se se a empresa em questão recebe uma média diária de 50.000 pedidos de revendedoras no país inteiro. Então para alcançar essa meta, o primeiro passo da Avon foi divulgar entre os seus mais de 40000 colaboradores que em uma data específica todos eles receberiam um relógio de presente da empresa e tentou gerar a maior expectativa possível entre todos. Na data determinada, ao chegar ao local de trabalho, cada um identificou uma embalagem de presente, mas em vez do relógio esperado, receberam uma calculadora. Foi a maneira que a empresa encontrou de gerar nos colaboradores o mesmo sentimento vivenciado pelas revendedoras. Assim conseguindo o comprometimento de seus funcionários, para que os produtos sejam devidamente entregues as revendedoras e posteriormente aos clientes finais.
      A separação dos produtos é feita por uma máquina com mais de 100m, onde os produtos ficam dispostos nos canais e são abastecidos pelas pessoas, então a máquina automaticamente agrupa todos os produtos por pedido e de uma maneira sincronizada garante que esse pedido chegue na caixa correspondente daquela revendedora que colocou esse pedido pela internet. Quando por algum motivo os produtos não podem encaixar na máquina, as separadoras finalizam os pedidos através de uma recente tecnologia criada para agilizar o trabalho, chamada “pick to light”, que em português significa “pegue pela luz”. É um processo onde os produtos são dispostos em prateleiras, onde para cada tipo há um botão que deve acender quando aquele produto faz parte do pedido a ser finalizado. No sistema antigo elas faziam uma lista e selecionavam item por item, o que causava grandes erros na separação.
        Os formulários de pedidos foram modificados e simplificados, as revendedoras foram treinadas e o índice de formulários preenchidos de forma errada chegou bem perto de zero.
        Os funcionários responsáveis pela entrega também foram treinados através da participação direta da Avon, sendo que uma vez ao ano, os motoristas e ajudantes discutem práticas essenciais para que seja feita a entrega perfeita e os caminhões passaram a ser rastreados, o que diminuiu drasticamente os atrasos nas entregas. Em parceria com as transportadoras, a Avon, distribui em forma de incentivo, geladeiras, TVs e demais eletrodomésticos para os funcionários que tenham um melhor desempenho.  
        A maneira de acondicionamento também foi reformulada. Uma vez que a Avon vende vários tipos de produtos, optou-se por separar produtos frágeis em um tipo de embalagem e os demais em um outro tipo.
        A Avon alcançou um nível de excelência em 2002 e consequentemente ganhou em lucratividade, mais uma prova irrevogável de que a Logística é desafiadora e nem sempre simples, mas alcança resultados.


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