Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Foco na Comunicação


Uma questão que aparentemente não possui grandes segredos , porém ao mesmo tempo torna-se indispensável a qualquer organização, é a comunicação interna. Há as mais variadas maneiras dessa informação transitar pelos corredores, porém nem sempre a comunicação é tratada com a prioridade merecida. Assim como nos mais variados setores, dentro da Logística essa informação deve circular de maneira simples, direta e espontânea por parte de todos envolvidos para que o trabalho seja desenvolvido com sucesso.
Os meios de comunicação devem ser estruturados de forma que facilite o fluxo das informações o mais rápido possível, para que a informação certa chegue a tempo. De nada adianta um fluxo de informações rápido se as informações que ele fornecer não forem úteis.  No que se refere ao setor Logístico, é imprescindível que esse se tenha um fluxo de informações eficiente e eficaz, pois diversos fatores tais como distribuição, estoques e  transportes dependem constantemente do abastecimento de informações exatas. O fluxo dessas informações pode ser feito pelos mais variáveis meios de comunicação interna e externa, como por exemplo chats da organização, programas intranet, e-mail, telefone, relatórios.
Vejamos, por exemplo, se uma fábrica deixa de se comunicar com a distribuição. Ou ainda se a logística de distribuição omite-se diante do comercial. Se os suprimentos deixarem de comunicar qualquer uma das áreas citadas? Se faltar comunicação enfim do próprio cliente com a distribuição/comercial? Enfim. A possibilidade de erros ocorrerem devido à toda essa informação que teoricamente existe, é considerável.
Uma fábrica necessariamente tem de manter contato com a distribuição, e vice versa. Esse fluxo deixa a desejar a partir do momento em que a comunicação falha em alguma dessas duas pontas. A operação da fábrica não estando em pleno rendimento seja devido ao clima, fatores humanos ou materiais altera todo processo do transporte que envolve planejamento de entrega, cálculo de estoques, comercialização. E é neste ponto que a informação torna-se de suma importância para um rendimento nivelado de toda operação compra/venda/entrega.
                Outro ponto muito importante é a comunicação comercial/fábrica/suprimentos/distribuição. De maneira alguma o comercial pode vender aquilo que a fábrica não suporta, que o suprimentos não terá tempo e/ou condições de adquirir ou ainda caso os transportes estejam deficientes para determinada localização (ou ainda alto custo de transporte, etc).  Esse tipo de informação deve ser alinhada no inicio o projeto ou operação além de manter-se atualizada de acordo com o andamento das vendas/produção/entregas para que não hajam atrasos, excessos e principalmente, para que o cliente esteja satisfeito com o que foi entregue pela empresa responsável.
                Aliás, o cliente , este também deve sempre estar a par do seu pedido/encomenda.  Além do volume correto, o produto deve ser entregue no período esperado nas condições pré estabelecidas no momento da negociação. Um feedback dessa entrega sempre é muito importante a todos envolvidos pelo processo,e é claro que isso depende de uma boa comunicação cliente/fornecedor. O fornecedor deve disponibilizar seja um canal de voz ou qualquer outra forma de manter boas relações com o cliente seja para verificar se o produto chegou em boas condições e deste modo avaliar a venda ou ainda para manter contatos comerciais a fim de realizar futuros negócios com o cliente se assim houver benefício para ambas as partes.
                Podemos concluir que de forma alguma pode haver qualquer tipo de omissão de informação em qualquer uma das partes do processo logístico, sob risco de perder clientes e/ou colaboradores potenciais para que o processo siga fluindo e maneira rentável e atrativa. O bom fluxo da Informação através do processo de comunicação é de extrema importância para o setor logístico, sem essas ferramentas uma empresa não consegue  manter uma posição estratégica no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário