Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Avaliação de Desempenho Logístico da Cadeia de Suprimentos de Refrigerantes


Foi realizada uma pesquisa com o objetivo de avaliar o desempenho logístico da cadeia de suprimentos de refrigerantes para saber como cada ator que compõe essa cadeia está avaliando o nível de serviço logístico prestado pelos seus fornecedores.
A avaliação do desempenho logístico se limitou a quatro elos da cadeia:
- Supermercado
- Atacado
- Indústria de refrigerantes
- Fornecedor de embalagens para refrigerantes.
A metodologia de survey eletrônica foi utilizada pela pesquisa. Um questionário estruturado foi enviado por e-mail e disponibilizado na internet para as empresas responderem. A avaliação do desempenho se baseou nas respostas obtidas dos diretores ou gerentes do departamento de logística ou, em empresas que não tinham o departamento específico, o questionário foi respondido pelos diretores ou gerentes de marketing ou planejamento da produção.
A pesquisa foi realizada com uma avaliação logística interna e uma avaliação do serviço logístico prestado pelo seu fornecedor (externa). Os indicadores avaliados pela logística interna foram:
- Custo de pedido
- Custo de estoque e armazenagem
- Custo de transporte
- Giro de estoque em dias
- Produtos perdidos (quebra, manuseio inadequado, avaria ou data de validade vencida)
- Produtos faltantes no estoque
Os indicadores avaliados pela logística externa foram:
- Entregas realizadas dentro do prazo negociado
- Entregas devolvidas parcial ou integralmente
- Recebimento de produto de acordo com as especificações de qualidade e validade
- Atendimento do pedido realizado
 - Tempo de entrega de mercadorias do fornecedor
Esses onze indicadores de desempenho foram avaliados pelas empresas através da escala Likert, que variou de 1 (péssimo) a 5 (ótimo).
A pesquisa mostrou que os elos da cadeia de refrigerante utilizam muito mais os indicadores de desempenho que avaliam a logística interna, do que os que avaliam a logística externa. Isso revela claramente a preocupação das empresas com o desempenho logístico interno do que com o externo. Além disso, a pesquisa mostrou que os elos da cadeia atribuem grande importância à medição e ao gerenciamento dos custos do pedido, do giro de estoque, dos custos de estoque e armazenagem, dos custos de ruptura e de produtos avariados ou com data de validade vencida. Esse resultado pode ser atribuído à grande importância econômica e financeira que os indicadores de desempenho da logística interna assumem em qualquer empresa.
Ao comparar as avaliações da logística interna e externa, foi encontrada diferença apenas nas avaliações de desempenho do indicador de custo de estoque, entre os elos a cadeia de refrigerantes. O indicador de custo de estoque e armazenagem de mercadoria da indústria foi pior avaliado do que o do atacado e do fornecedor de embalagem.
A integração interna por si só não é suficiente. Para que o produto oferecido ao cliente final chegue da melhor maneira, a integração externa também se deve estar em harmonia. A agregação de valor ao longo de uma cadeia depende da competência de cada elo em prover o melhor nível de serviço na cadeia de suprimentos. Assim, se faz necessário que as empresas implementem ações objetivando tanto a integração interna quanto a integração externa.

Para saber mais detalhes da pesquisa: http://www.scielo.br/pdf/gp/v11n3/a15v11n3.pdf


Um comentário:

  1. Boa Tarde. Parabéns pelo Blog é inteligente e de muito bom gosto. Caso possua empilhadeiras no estado ainda a serem reformadas entre em contato. empilhashop.com.br (Empilhadeiras usadas) falecom@empilhashop.com.br Muito Obrigado. EmpilhaShop

    ResponderExcluir