Foi realizada uma pesquisa com o
objetivo de avaliar o desempenho logístico da cadeia de suprimentos de
refrigerantes para saber como cada ator que compõe essa cadeia está avaliando o
nível de serviço logístico prestado pelos seus fornecedores.
A avaliação do desempenho
logístico se limitou a quatro elos da cadeia:
- Supermercado
- Atacado
- Indústria de refrigerantes
- Fornecedor de embalagens para
refrigerantes.
A metodologia de survey
eletrônica foi utilizada pela pesquisa. Um questionário estruturado foi enviado
por e-mail e disponibilizado na internet para as empresas responderem. A
avaliação do desempenho se baseou nas respostas obtidas dos diretores ou
gerentes do departamento de logística ou, em empresas que não tinham o
departamento específico, o questionário foi respondido pelos diretores ou gerentes de marketing ou planejamento da produção.
A pesquisa foi realizada com uma
avaliação logística interna e uma avaliação do serviço logístico prestado pelo
seu fornecedor (externa). Os indicadores avaliados pela logística interna
foram:
- Custo de pedido
- Custo de estoque e armazenagem
- Custo de transporte
- Giro de estoque em dias
- Produtos perdidos (quebra,
manuseio inadequado, avaria ou data de validade vencida)
- Produtos faltantes no estoque
Os indicadores avaliados pela
logística externa foram:
- Entregas realizadas dentro do
prazo negociado
- Entregas devolvidas parcial ou
integralmente
- Recebimento de produto de
acordo com as especificações de qualidade e validade
- Atendimento do pedido realizado
- Tempo de entrega de mercadorias do
fornecedor
Esses onze indicadores de
desempenho foram avaliados pelas empresas através da escala Likert, que variou
de 1 (péssimo) a 5 (ótimo).
A pesquisa mostrou que os elos da
cadeia de refrigerante utilizam muito mais os indicadores de desempenho que
avaliam a logística interna, do que os que avaliam a logística externa. Isso
revela claramente a preocupação das empresas com o desempenho logístico interno
do que com o externo. Além disso, a pesquisa mostrou que os elos da cadeia atribuem
grande importância à medição e ao gerenciamento dos custos do pedido, do giro
de estoque, dos custos de estoque e armazenagem, dos custos de ruptura e de
produtos avariados ou com data de validade vencida. Esse resultado pode ser
atribuído à grande importância econômica e financeira que os indicadores de
desempenho da logística interna assumem em qualquer empresa.
Ao comparar as avaliações da
logística interna e externa, foi encontrada diferença apenas nas avaliações de
desempenho do indicador de custo de estoque, entre os elos a cadeia de
refrigerantes. O indicador de custo de estoque e armazenagem de mercadoria da
indústria foi pior avaliado do que o do atacado e do fornecedor de embalagem.
A integração interna por
si só não é suficiente. Para que o produto oferecido ao cliente final chegue da
melhor maneira, a integração externa também se deve estar em harmonia. A
agregação de valor ao longo de uma cadeia depende da competência de cada elo em
prover o melhor nível de serviço na cadeia de suprimentos. Assim, se faz
necessário que as empresas implementem ações objetivando tanto a integração
interna quanto a integração externa.
Para saber mais detalhes da pesquisa: http://www.scielo.br/pdf/gp/v11n3/a15v11n3.pdf
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