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quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Os principais aspectos da Logística Reversa



A logística reversa faz o caminho contrário ao usual fluxo de materiais que vai do seu ponto de aquisição ao seu ponto de consumo. Na logística reversa o produto retorna do consumidor até a sua origem, gerando materiais reaproveitados que retornam ao processo tradicional de suprimento, produção e distribuição.
Algumas possíveis causas para o aumento deste reaproveitamento ou reciclagem de produtos ou embalagens nos últimos anos podem ser questões ambientais, já que cada vez mais a legislação torna as empresas responsáveis pelo destino dos produtos após a entrega aos clientes e dos impactos que estes produtos podem ter no meio ambiente, assim como a intenção de passar para o público a imagem de ser uma empresa “ecologicamente correta”.
Outra possível causa é em relação à diferenciação por serviço, pois os clientes valorizam as empresas que são mais liberais de retorno de produtos, o que pode ser um diferencial frente à concorrência, sem falar que existe uma legislação em defesa do consumidor que garante a troca do produto caso exista algum tipo de dano. A última possível causa é a redução de custos, pois a reutilização de embalagens ou reaproveitamento de materiais na produção traz grandes ganhos.
Um conceito mais amplo é o conceito de “ciclo da vida”, que para a logística a vida de um produto não acaba quando chega às mãos do cliente. No ponto de vista financeiro os custos do ciclo de vida de um produto vão além da matéria-prima, produção, armazenagem e estocagem, inclui também todo o fluxo reverso do produto. Já o ponto de vista ambiental visa analisar os impactos que o produto pode trazer ao meio ambiente ao longo de sua vida.
O processo de logística reversa normalmente é composto por um conjunto de atividades que a empresa realiza para coletar, separar, embalar e expedir itens que foram usados, danificados ou obsoletos dos pontos de consumo até os locais onde eles são reprocessados, revendidos ou descartados. De acordo com as condições que os materiais se encontram é realizado um tipo de reprocessamento.
As atividades que serão realizadas dependem do tipo de material e também os motivos que estes entram no sistema, esses materiais podem ser produtos ou embalagens. Se forem produtos os fluxos de logística reversa terá que de acordo com as necessidades deste produto reparar, reciclar ou perceber o motivo do simples retorno do produto. No caso das embalagens o fluxo de logística reversa acontece em função da sua reutilização (diminuindo os custos) ou devido restrições legais.
Alguns fatores podem influenciar na eficiência da logística reversa, um deles é o controle na entrada de materiais no fluxo reverso, que visa identificar o real estado destes materiais que estão retornando, para que estes possam seguir o fluxo reverso correto, ou até mesmo impedir materiais que não devem entrar no fluxo acabem entrando. Outro fator é a padronização e mapeamento dos processos, pois por não ser tratado como um processo regular o mapeamento e formalização dos procedimentos são fundamentais para se ter controle e conseguir melhorias. Um terceiro fator é o tempo de ciclos reduzidos, pois tempos de ciclos longos geram custos desnecessários porque atrasam a geração de caixa e ocupam espaço, dentre outros aspectos.
Outro fator que pode influenciar na eficiência da logística reversa é possuir sistemas de informação que sejam capazes de obter informações que possam melhorar negociações, desempenho e identificar se existem abuso por parte dos consumidores em relação ao retorno do produto, mas infelizmente este tipo de sistema capazes de lidar com o número de variações e flexibilidade necessárias em uma rede logística reversa são praticamente inexistentes. Uma rede de logística planejada é um outro fator importante, pois a implementação de processos logísticos reversos necessita de uma infraestrutura logística adequada para trabalhar com os fluxos de entrada de materiais usados e saída de materiais processados. Por último, um fator fundamental para que aconteça esse processo de logística reversa são as relações colaborativas entre os clientes e fornecedores, pois é necessário que exista confiança entra as partes para que não aconteçam os comuns conflitos entre clientes e fornecedores sobre de quem é a responsabilidade sobre os danos causados ao produto.
Concluindo, a logística reversa é uma área que está em expansão devido à rígida legislação ambiental, redução de custos e a melhoria dos serviços por meio de políticas de devolução de produtos mais liberais. Mas é necessário melhorar a eficiência através de iniciativas que melhor estruturam o sistema de logística reversa.


Fontes:
 

www.scielo.br/pdf/gp/v13n3/03.pdf

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