A
logística reversa faz o caminho contrário ao usual fluxo de
materiais que vai do seu ponto de aquisição ao seu ponto de
consumo. Na logística reversa o produto retorna do consumidor até a
sua origem, gerando materiais
reaproveitados que retornam ao processo tradicional de suprimento,
produção e distribuição.
Algumas
possíveis causas para o aumento deste reaproveitamento ou reciclagem
de produtos ou embalagens nos últimos anos podem ser questões
ambientais, já que cada vez mais a legislação torna as empresas
responsáveis pelo destino dos produtos após a entrega aos clientes
e dos impactos que estes produtos podem ter no meio ambiente, assim
como a intenção de passar para o público a imagem de ser uma
empresa “ecologicamente correta”.
Outra
possível causa é em relação à diferenciação por serviço, pois
os clientes valorizam as empresas que são mais liberais de retorno
de produtos, o que pode ser um diferencial frente à concorrência,
sem falar que existe uma legislação em defesa do consumidor que
garante a troca do produto caso exista algum tipo de dano. A última
possível causa é a redução de custos, pois a reutilização de
embalagens ou reaproveitamento de materiais na produção traz
grandes ganhos.
Um
conceito mais amplo é o conceito de “ciclo da vida”, que para a
logística a vida de um produto não acaba quando chega às mãos do
cliente. No ponto de vista financeiro os custos do ciclo de vida de
um produto vão além da matéria-prima, produção, armazenagem e
estocagem, inclui também todo o fluxo reverso do produto. Já o
ponto de vista ambiental visa analisar os impactos que o produto pode
trazer ao meio ambiente ao longo de sua vida.
O
processo de logística reversa normalmente é composto por um
conjunto de atividades que a empresa realiza para coletar, separar,
embalar e expedir itens que foram usados, danificados ou obsoletos
dos pontos de consumo até os locais onde eles são reprocessados,
revendidos ou descartados. De acordo com as condições que os
materiais se encontram é realizado um tipo de reprocessamento.
As
atividades que serão realizadas dependem do tipo de material e
também os motivos que estes entram no sistema, esses materiais podem
ser produtos ou embalagens. Se forem produtos os fluxos de logística
reversa terá que de acordo com as necessidades deste produto
reparar, reciclar ou perceber o motivo do simples retorno do produto.
No caso das embalagens o fluxo de logística reversa acontece em
função da sua reutilização (diminuindo os custos) ou devido
restrições legais.
Alguns
fatores podem influenciar na eficiência da logística reversa, um
deles é o controle na entrada de materiais no fluxo reverso, que
visa identificar o real estado destes materiais que estão
retornando, para que estes possam seguir o fluxo reverso correto, ou
até mesmo impedir materiais que não devem entrar no fluxo acabem
entrando. Outro fator é a padronização e mapeamento dos processos,
pois por não ser tratado como um processo regular o mapeamento e
formalização dos procedimentos são fundamentais para se ter
controle e conseguir melhorias. Um terceiro fator é o tempo de
ciclos reduzidos, pois tempos de ciclos longos geram custos
desnecessários porque atrasam a geração de caixa e ocupam espaço,
dentre outros aspectos.
Outro
fator que pode influenciar na eficiência da logística reversa é
possuir sistemas de informação que sejam capazes de obter
informações que possam melhorar negociações, desempenho e
identificar se existem abuso por parte dos consumidores em relação
ao retorno do produto, mas infelizmente este tipo de sistema capazes
de lidar com o número de variações e flexibilidade necessárias em
uma rede logística reversa são praticamente inexistentes. Uma rede
de logística planejada é um outro fator importante, pois a
implementação de processos logísticos reversos necessita de uma
infraestrutura logística adequada para trabalhar com os fluxos de
entrada de materiais usados e saída de materiais processados. Por
último, um fator fundamental para que aconteça esse processo de
logística reversa são as relações colaborativas entre os clientes
e fornecedores, pois é necessário que exista confiança entra as
partes para que não aconteçam os comuns conflitos entre clientes e
fornecedores sobre de quem é a responsabilidade sobre os danos
causados ao produto.
Concluindo,
a logística reversa é uma área que está em expansão devido à
rígida legislação ambiental, redução de custos e a melhoria dos
serviços por meio de políticas de devolução de produtos mais
liberais. Mas é necessário melhorar a eficiência através de
iniciativas que melhor estruturam o sistema de logística reversa.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário