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domingo, 20 de janeiro de 2013

Vantagens da logística como estratégia competitiva nas empresas




A logística, como disciplina relacionada à gestão de negócios, é recente, entretanto, as atividades que compõem seu foco já são realizadas pelas organizações desde o inicio da produção em massa. Ela é composta por uma série de atividades de planejamento, organização, execução e controle envolvendo e exigindo tecnologia, conhecimento e informação.
A grande mudança proporcionada pela logística é a integração dessas atividades no âmbito da empresa, seus fornecedores e seus canais de distribuição, englobando os fluxos de materiais, informações e seus impactos nos fluxos financeiros. Logo a logística trata de atividades existentes em qualquer empresa e, por isso pode ajudá-la a melhorar seus resultados.
Segundo Cavanha Filho (2001), as empresas ainda operam com inúmeras ineficiências decorrentes de barreiras que os seus mercados e fornecedores, e os seus próprios departamentos e instalações, exigem nas autoestradas que conduzem as operações, aos serviços e aos produtos de alto nível. Em qualquer estágio de produção ou distribuição, estoques ociosos ou parados representam um desperdício do capital disponível da empresa, portanto, tais estoques precisam ser constantemente reduzidos até chegar ao movimento quase contínuo. Segundo Bertaglia (2003), a meta de nível de serviço logístico é providenciar bens ou serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível. Isso por meio de transportes, manutenção se estoques, processamento de pedidos e de várias atividades de apoio adicionais.
No contexto estratégico, segundo Cordeiro (2007), o papel da logística consiste em contribuir para que a empresa consiga maximizar o valor entregue ao cliente. O valor agregado pela empresa pode ser medido pela diferença entre a receita total incorrida para obtê-la, incluindo os custos de oportunidade. De forma geral, as medidas de desempenho logístico podem ser divididas em duas categorias: nível de serviço e custos logísticos. Ainda na perspectiva de Cordeiro (2007), um elevado nível de serviço leva o cliente a perceber um aumento do valor líquido recebido. Por exemplo, quanto menor o tempo de entrega de um produto a partir do pedido do cliente, maior será o valor de uso do produto e, ao mesmo tempo, menor será o sacrifício percebido pelo cliente na sua aquisição. Pelo lado da empresa, melhorias nos indicadores de nível de serviço tendem a vir acompanhadas por incrementos nas receitas obtidas devido a aumentos das vendas ou dos preços cobrados. Por outro lado, os custos logísticos dizem respeito aos custos incorridos pela empresa para proporcionar determinado nível de serviço a certos clientes ou mercados. Esses custos incluem os gastos com transporte, armazenagem, manutenção de estoques e de processamento de pedidos. Melhoria de desempenho nesta categoria representa um maior valor agregado pela empresa devido às reduções das despesas totais. Além disso, baixos custos logísticos também podem permitir que uma empresa cobre um preço menor, dentro de uma proposta de valos do tipo “o mesmo por menos” e acabe aumentando sua receita (CORDEIRO, 2007).
Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas não podem ficar atrasadas tecnologicamente perante seus concorrentes, tendo que manter um padrão de igual a melhor, pois reconquistar seus clientes é muito mais difícil que conquistá-los. Com isso grande parte das empresas já tem consciência que a qualidade dos processos logísticos representa um considerável fator de sucesso para seus negócios. Portando, a logística é vital para a economia e para a empresa individual, constituindo-se num fator-chave para incrementar o comercio regional e internacional. Sistemas logísticos eficientes e eficazes significam melhor padrão de vida para fornecedores e clientes.     

Referências:
 BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva 2003.
CAVANHA FILHO, A. O. Logística: novos modelos. Rio de Janeiro:
Qualitymark, 2001.
CORDEIRO, J. V. B. de M. A logística como ferramenta para a melhoria
do desempenho em pequenas empresas. Disponível em: <http://www.fae.
edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v8_n1/rev_fae_v8_n108vicente.pdf>.



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