Uma questão que aparentemente não possui grandes segredos ,
porém ao mesmo tempo torna-se indispensável a qualquer organização, é a
comunicação interna. Há as mais variadas maneiras dessa informação transitar
pelos corredores, porém nem sempre a comunicação é tratada com a prioridade
merecida. Assim como nos mais variados setores, dentro da Logística essa
informação deve circular de maneira simples, direta e espontânea por parte de
todos envolvidos para que o trabalho seja desenvolvido com sucesso.
Os meios de comunicação devem ser estruturados de forma que
facilite o fluxo das informações o mais rápido possível, para que a informação
certa chegue a tempo. De nada adianta um fluxo de informações rápido se as
informações que ele fornecer não forem úteis.
No que se refere ao setor Logístico, é imprescindível que esse se tenha
um fluxo de informações eficiente e eficaz, pois diversos fatores tais como distribuição,
estoques e transportes dependem
constantemente do abastecimento de informações exatas. O fluxo dessas
informações pode ser feito pelos mais variáveis meios de comunicação interna e
externa, como por exemplo chats da organização, programas intranet, e-mail,
telefone, relatórios.
Vejamos, por exemplo, se uma fábrica
deixa de se comunicar com a distribuição. Ou ainda se a logística de
distribuição omite-se diante do comercial. Se os suprimentos deixarem de
comunicar qualquer uma das áreas citadas? Se faltar comunicação enfim do
próprio cliente com a distribuição/comercial? Enfim. A possibilidade de erros
ocorrerem devido à toda essa informação que teoricamente existe, é
considerável.
Uma fábrica necessariamente tem de manter contato com a
distribuição, e vice versa. Esse fluxo deixa a desejar a partir do momento em
que a comunicação falha em alguma dessas duas pontas. A operação da fábrica não
estando em pleno rendimento seja devido ao clima, fatores humanos ou materiais
altera todo processo do transporte que envolve planejamento de entrega, cálculo
de estoques, comercialização. E é neste ponto que a informação torna-se de suma
importância para um rendimento nivelado de toda operação compra/venda/entrega.
Outro ponto muito importante é a
comunicação comercial/fábrica/suprimentos/distribuição. De maneira alguma o
comercial pode vender aquilo que a fábrica não suporta, que o suprimentos não
terá tempo e/ou condições de adquirir ou ainda caso os transportes estejam
deficientes para determinada localização (ou ainda alto custo de transporte,
etc). Esse tipo de informação deve ser
alinhada no inicio o projeto ou operação além de manter-se atualizada de acordo
com o andamento das vendas/produção/entregas para que não hajam atrasos,
excessos e principalmente, para que o cliente esteja satisfeito com o que foi
entregue pela empresa responsável.
Aliás, o cliente , este também
deve sempre estar a par do seu pedido/encomenda. Além do volume correto, o produto deve ser
entregue no período esperado nas condições pré estabelecidas no momento da
negociação. Um feedback dessa entrega sempre é muito importante a todos
envolvidos pelo processo,e é claro que isso depende de uma boa comunicação
cliente/fornecedor. O fornecedor deve disponibilizar seja um canal de voz ou
qualquer outra forma de manter boas relações com o cliente seja para verificar
se o produto chegou em boas condições e deste modo avaliar a venda ou ainda
para manter contatos comerciais a fim de realizar futuros negócios com o
cliente se assim houver benefício para ambas as partes.
Podemos concluir que de forma
alguma pode haver qualquer tipo de omissão de informação em qualquer uma das
partes do processo logístico, sob risco de perder clientes e/ou colaboradores
potenciais para que o processo siga fluindo e maneira rentável e atrativa. O
bom fluxo da Informação através do processo de comunicação é de extrema
importância para o setor logístico, sem essas ferramentas uma empresa não
consegue manter uma posição estratégica
no mercado.
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