Logística da empresa
Avon
A hoje conhecida mundialmente Avon, conta
com 800000 revendedoras, possuindo a força de vendas mais numerosa do mercado
brasileiro no porta-a-porta e também entre os 143 países onde a multinacional
americana atua. A cada 19 dias, esse exército feminino, levando na bolsa 5
milhões de novos catálogos, aborda 21 milhões de consumidoras. Para satisfazer
o rentável pecado da vaidade, a Avon oferece 2500 produtos que vão dos
tradicionais cosméticos a roupas, sapatos, utensílios domésticos e outros
artigos fabricados por terceiros.
O objetivo maior da Avon é atingir o
conceito de pedido perfeito. Conceito esse que consiste em entregar o produto
certo, no local certo, no dia certo e à revendedora certa, a mercadoria,
portanto precisa chegar em quantidades corretas e condições impecáveis. Trata-se
de uma questão básica de logística. Para qualquer empresa esse objetivo é
desafiador, principalmente se se a empresa em questão recebe uma média diária
de 50.000 pedidos de revendedoras no país inteiro. Então para alcançar essa
meta, o primeiro passo da Avon foi divulgar entre os seus mais de 40000 colaboradores
que em uma data específica todos eles receberiam um relógio de presente da
empresa e tentou gerar a maior expectativa possível entre todos. Na data
determinada, ao chegar ao local de trabalho, cada um identificou uma embalagem
de presente, mas em vez do relógio esperado, receberam uma calculadora. Foi a
maneira que a empresa encontrou de gerar nos colaboradores o mesmo sentimento
vivenciado pelas revendedoras. Assim conseguindo o comprometimento de seus
funcionários, para que os produtos sejam devidamente entregues as revendedoras
e posteriormente aos clientes finais.
A separação dos produtos é feita por uma
máquina com mais de 100m, onde os produtos ficam dispostos nos canais e são
abastecidos pelas pessoas, então a máquina automaticamente agrupa todos os
produtos por pedido e de uma maneira sincronizada garante que esse pedido
chegue na caixa correspondente daquela revendedora que colocou esse pedido pela
internet. Quando por algum motivo os produtos não podem encaixar na máquina, as
separadoras finalizam os pedidos através de uma recente tecnologia criada para
agilizar o trabalho, chamada “pick to light”, que em português significa “pegue
pela luz”. É um processo onde os produtos são dispostos em prateleiras, onde
para cada tipo há um botão que deve acender quando aquele produto faz parte do
pedido a ser finalizado. No sistema antigo elas faziam uma lista e selecionavam
item por item, o que causava grandes erros na separação.
Os formulários de pedidos foram
modificados e simplificados, as revendedoras foram treinadas e o índice de
formulários preenchidos de forma errada chegou bem perto de zero.
Os funcionários responsáveis pela
entrega também foram treinados através da participação direta da Avon, sendo
que uma vez ao ano, os motoristas e ajudantes discutem práticas essenciais para
que seja feita a entrega perfeita e os caminhões passaram a ser rastreados, o
que diminuiu drasticamente os atrasos nas entregas. Em parceria com as
transportadoras, a Avon, distribui em forma de incentivo, geladeiras, TVs e
demais eletrodomésticos para os funcionários que tenham um melhor desempenho.
A maneira de acondicionamento também
foi reformulada. Uma vez que a Avon vende vários tipos de produtos, optou-se
por separar produtos frágeis em um tipo de embalagem e os demais em um outro
tipo.
A Avon alcançou um nível de excelência
em 2002 e consequentemente ganhou em lucratividade, mais uma prova irrevogável
de que a Logística é desafiadora e nem sempre simples, mas alcança resultados.
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