Infraestrutura de terceiro mundo
O meu post no blog vai ser sobre um assunto que estou
ouvindo e lendo diariamente nos meios de comunicação do Rio Grande do Sul, mas
que é de relevância para o Brasil inteiro,
a deficiência gigantesca, que trava o desenvolvimento de todos, o
descaso com infraestrutura logística do
pais. Apesar de á pouco tempo o governo ter lançado um audacioso programa
chamado Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias , o
investimento total é de R$133 bilhões para os próximos 25 anos, sendo R$79,5
bilhões a serem aplicados já nos primeiros cinco anos.
Mas isso não faz com que os empresario relaxem, pelo
contrario, a infraestrutura logística é
assunto em muitos debates que acontecem em feiras pelo interior.
Recentemente aconteceu a EXPODIRETO em
Não-me-toque, que reuniu milhares de produtores agrícolas para discutir o
agronegócio. E um tema que se fortaleceu e ganhou grande repercussão foi a
infraestrutura logística, na feira ocorreu um evento com objetivo de avaliar e debater o papel da
logística no crescimento da produção agrícola brasileira, audiência pública da
Comissão de Agricultura. Discutindo o assunto estiveram autoridades e representantes
da área de logística, o link da noticia na integra vai estar logo abaixo, vale a
pena ler.
Neste mesma feira se colocou de forma mais clara que o
estado do Rio Grande do sul vai ter uma grande sagra em 2013, mas a grande preocupação dos produtores é, onde vão armazenar toda a produção e o trasporte desta safra.
Eles constataram que o estado não tem a capacidade de armazenagem de toda
produção, e em relação ao transporte é que grande parte da produção é escoada
pelo modal rodoviário, que vem sofrendo com o abandono. O jornal Zero Hora esta
fazendo uma série de reportagem sobre as estradas gauchas, e observou que a situação nao é nada boa. O Rio Grande do Sul é o
estado com o menor percentual de estradas pavimentadas em relação a sua malha
total, o estado possui apenas 7,2% da rodovias- estaduais, federais e vicinais –
são asfaltadas. Esses dados somados a negligência do estado com as estradas faz, com que os produtores agrícolas e outros que dependem das estradas para
transportar seus produtos, percam muita competitividade, atrasando mais o
desenvolvimento.
Nesta mesma reportagem do jornal também se discute alternativas
para solucionar esse imenso problema, é a utilização de outros modais tais como o
hidroviário e o ferroviário. São excelentes alternativas para desafogar as
rodovias e diminuir o fluxo de caminhões. Espera-se com o investimento do governo que esses modais
possam ser mais utilizados. Principalmente o hidroviário, para realizar o
transporte de produtos dentro do pais, a cabotagem, que é muito pouco utilizada e muito da inutilização das hidrovia é por causa da precaridade dos portos brasileiro que
são ineficientes.
Resolvi postar sobre esse assunto pois ele é muito atual e de imensa
importância para o desenvolvimento do pais. Foi uma pequena explicação sobre o
assunto, mas eremos mais sobre a infraestrutura da logista no seminário deste
semestre.
Fontes:
CIGANO, C; MAZUI, G; TREZZI, H. Agonia nas estradas. Zero Hora, Porto Alegre, 10 mar. 2013.p. 12
CIGANO, C; TREZZI, H. Medidas contra o atraso. Zero Hora, Porto Alegre, 11 mar. 2013. Reportagem especial.p.4,5.
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