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domingo, 17 de março de 2013

Responsabilidade da integridade dos produtos. Logística ou Produção?



Fala-se muito hoje em dia sobre a integração das áreas de conhecimento da Administração como marketing, finanças, logística, etc. Essa integração é muito importante para que as organizações consigam atender as necessidades dos seus clientes com excelência.
A discussão que levanto é sobre a estreita relação entre a produção e a logística, se abordarmos o processo de entrega dos produtos em perfeitas condições para os clientes. Afinal, de quem é a responsabilidade de prezar pela integridade dos produtos?
Vejamos primeiramente pela visão da área da produção. O papel da produção nessa questão é de suma importância, onde ela deverá garantir com que os produtos saiam da fábrica e chegue até o consumidor sem nenhuma avaria para os seus clientes. Ela consegue garantir isso confeccionando boas embalagens, caixas adequadas para os produtos, recipientes que geram condições que produtos perecíveis possam durar até o consumo, entre outras formas. Um exemplo que posso citar aqui é a embalagem de produtos eletrônicos, onde podemos observar que a área da produção tem grande responsabilidade. Geralmente, esses produtos que são transportados em lotes relativamente grandes são colocados em caixas com extremidades de isopor, e revestidas em plástico bolha. Isso é feito com o intuito de amortecer possíveis impactos na hora de seu transporte e manuseio. 
Por outro lado, acredito que a logística também tenha grande importância no que diz respeito à integridade do produto. Cumprimento de prazos e a adequada condição física do produto, incluindo seu manuseio, são questões que podem não só depender da área da produção, para que chegue com qualidade aos clientes. Vejamos como exemplo a entrega de carnes para os açougues. O papel da logística é fundamental para manter a carne que será transportada em carga refrigerada, além de garantir a agilidade na entrega de um produto perecível.
Expondo dessa forma, acredito que fica evidenciada a importância da integração dessas duas áreas para que o produto chegue ao destino final, como foi produzido, mantendo intactas as suas características, para utilização ou consumo dos clientes. Essa necessidade de integração poderá ser maior ou menor, dependendo do tipo de produto a ser transportado.

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