Fala-se muito hoje em dia sobre
a integração das áreas de conhecimento
da Administração como marketing, finanças, logística, etc.
Essa integração é muito importante para que
as organizações consigam atender as necessidades dos seus clientes
com excelência.
A discussão que levanto é sobre a
estreita relação entre a produção e a logística, se
abordarmos o processo de entrega dos produtos em perfeitas condições para os
clientes. Afinal, de quem é a responsabilidade de prezar pela integridade dos
produtos?
Vejamos primeiramente pela visão da área
da produção. O papel da produção nessa questão é de
suma importância, onde ela deverá garantir com que os produtos saiam
da fábrica e chegue até o consumidor sem nenhuma avaria para os seus clientes.
Ela consegue garantir isso confeccionando boas embalagens, caixas adequadas
para os produtos, recipientes que geram condições que
produtos perecíveis possam durar até o consumo, entre outras formas.
Um exemplo que posso citar aqui é a embalagem de produtos eletrônicos, onde
podemos observar que a área da produção tem grande responsabilidade.
Geralmente, esses produtos que são transportados em lotes
relativamente grandes são colocados em caixas com extremidades de
isopor, e revestidas em plástico bolha. Isso é feito com o intuito de
amortecer possíveis impactos na hora de seu transporte e
manuseio.
Por outro lado, acredito que
a logística também tenha grande importância no que diz
respeito à integridade do produto. Cumprimento de prazos e a adequada condição
física do produto, incluindo seu manuseio, são questões que podem não só
depender da área da produção, para que chegue com qualidade aos clientes.
Vejamos como exemplo a entrega de carnes para os açougues. O papel
da logística é fundamental para manter a carne que será transportada
em carga refrigerada, além de garantir a agilidade na entrega de um
produto perecível.
Expondo dessa forma, acredito que fica evidenciada
a importância da integração dessas
duas áreas para que o produto chegue ao destino final, como foi
produzido, mantendo intactas as suas características,
para utilização ou consumo dos clientes. Essa necessidade
de integração poderá ser maior ou menor, dependendo do tipo de produto a
ser transportado.
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