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quarta-feira, 13 de março de 2013


Um dos grandes problemas do Brasil parece estar sendo definitivamente enfrentado pelo governo, talvez o maior dos gargalos brasileiros relacionados ao comercio, os portos.
Nosso pais está entre os piores do mundo no que diz respeito ao sistema portuário, num ranking com 144 paises feito pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 135° posição no item qualidade dos portos.   
A necessidade de mudança neste cenário fez com que o Governo Federal enviasse para o Congresso a chamada MP dos Portos com a intenção de  aumentar a capacidade e eficiência dos portos permitindo que a iniciativa privada possa passar a operá-los, acirrando assim a competição com os portos públicos, além de criar novas regras para a concessão dos portos. Agora, ao invés de entregar uma concessão a quem pagar mais o vencedor será aquele que tiver o melhor serviço combinado com a menor tarifa.
Nos últimos 11 anos, o governo investiu apenas 3 bilhões nos portos e com as medidas anunciadas espera que as mudanças atraiam investimentos de 55 bilhões de reais até 2017. Em resumo: nossos portos são mais caros e mais ineficientes do que os de países desenvolvidos e emergentes.
“O custo dos portos brasileiros é exorbitante”, operar no porto de Suape, em Pernambuco, custa cinco vezes mais do que em Cartagena, na Colômbia, e o triplo de Hamburgo, na Alemanha, segundo Julian Thomas, superintendente no Brasil da Hamburg Süd, uma das maiores transportadoras do mundo
O outro lado, dos controladores dos terminais já existentes e os sindicatos dos trabalhadores portuários, começam a se movimentar para dificultar o andamento da medida provisória,  que já recebeu 645 emendas, um recorde.
Já o setor industrial recebeu a medida com entusiasmo pois espera ter portos mais eficientes e competitivos para poder concorrer mais fortemente lá fora.

Ao que parece, aqueles que já operam os terminais devem pressionar no sentido de se manter tudo como  está, assim continuariam prestando um serviço que está entre os piores do mundo.
Mas certamente haverá lobby também por parte das industrias, pressionando os congressistas a aprovarem o que melhor lhes convier.
Infelizmente, como sabemos, toda decisão política é rodeada de pressões, de movimentações e articulações, e elas já estão existindo, espera-se que o congresso possa fazer o que esperamos dele, que coloque os interesses do Brasil em primeiro lugar e que tome a melhor decisão para o nosso país.  


Referencias: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1036/noticias/um-choque-de-concorrencia?page=2

http://www.logisticadescomplicada.com/ranking-de-infraestrutura-portos-sao-grande-gargalo/

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