Um dos grandes problemas do
Brasil parece estar sendo definitivamente enfrentado pelo governo, talvez o maior
dos gargalos brasileiros relacionados ao comercio, os portos.
Nosso pais está entre os piores
do mundo no que diz respeito ao sistema portuário, num ranking com 144 paises
feito pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 135° posição no item
qualidade dos portos.
A necessidade de mudança neste
cenário fez com que o Governo Federal enviasse para o Congresso a chamada MP
dos Portos com a intenção de aumentar a
capacidade e eficiência dos portos permitindo que a iniciativa privada possa
passar a operá-los, acirrando assim a competição com os portos públicos, além
de criar novas regras para a concessão dos portos. Agora, ao invés de entregar
uma concessão a quem pagar mais o vencedor será aquele que tiver o melhor
serviço combinado com a menor tarifa.
Nos últimos 11 anos, o governo
investiu apenas 3 bilhões nos portos e com as medidas anunciadas espera que as
mudanças atraiam investimentos de 55 bilhões de reais até 2017. Em resumo:
nossos portos são mais caros e mais ineficientes do que os de países
desenvolvidos e emergentes.
“O custo dos portos brasileiros é
exorbitante”, operar no porto de Suape, em Pernambuco, custa cinco vezes mais
do que em Cartagena, na Colômbia, e o triplo de Hamburgo, na Alemanha, segundo
Julian Thomas, superintendente no Brasil da Hamburg Süd, uma das maiores
transportadoras do mundo
O outro lado, dos controladores
dos terminais já existentes e os sindicatos dos trabalhadores portuários, começam
a se movimentar para dificultar o andamento da medida provisória, que já recebeu 645 emendas, um recorde.
Já o setor industrial recebeu a
medida com entusiasmo pois espera ter portos mais eficientes e competitivos
para poder concorrer mais fortemente lá fora.
Ao que parece, aqueles que já operam os terminais
devem pressionar no sentido de se manter tudo como está, assim continuariam prestando um serviço
que está entre os piores do mundo.
Mas certamente haverá lobby também por parte das
industrias, pressionando os congressistas a aprovarem o que melhor lhes
convier.
Infelizmente, como sabemos, toda decisão política
é rodeada de pressões, de movimentações e articulações, e elas já estão
existindo, espera-se que o congresso possa fazer o que esperamos dele, que
coloque os interesses do Brasil em primeiro lugar e que tome a melhor decisão
para o nosso país.
Referencias: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1036/noticias/um-choque-de-concorrencia?page=2
http://www.logisticadescomplicada.com/ranking-de-infraestrutura-portos-sao-grande-gargalo/
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