Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Curiosidades sobre a Logística da Ambev


Vou postar aqui algumas curiosidades sobre a logística da maior empresa de bebidas da América e uma das maiores do mundo(ficando com a quarta posição), a Ambev. A empresa surgiu a pouco mais de uma década, no ano de 1999 após a fusão entre a Cervejaria Brahma e a Companhia Antártica.
Com a fusão das duas cervejarias, surgiu então a Ambev, que impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitando a entrada de novas marcas tanto em sua Companhia quanto na concorrência, o que ampliou o leque de produtos e preços mais acessíveis. Inicialmente a empresa contava com 16 mil funcionários e hoje já são cerca de 40 mil, 26 mil atuando só no Brasil.
A Ambev, fez um estudo para mensurar o tamanho total de sua cadeia produtiva, e chegou a um número muito expressivo. Hoje, a cadeia de produção da empresa emprega em torno de 6 milhões de pessoas, desde a extração da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

Logística verde - Tecnologia e parcerias a serviço do meio ambiente.
O  planejamento logístico da empresa busca a minimização do impacto das frotas de caminhões ao meio ambiente, utilizando a tecnologia para aumentar a eficiência do transporte de matérias-primas, insumos e produtos, reduzindo o consumo de óleo diesel e a emissão de CO2. Para diminuir o número de veículos circulando pelo país, a Ambev lançou o Programa de Compartilhamento da Frota,  onde seus caminhões que antes retornavam vazios, depois do abastecimento de fábricas, centros de distribuição e pontos de venda, passaram a transportar carregamentos de empresas parceiras.
Por meio desse compartilhamento com outras empresas, a Ambev evitou ao longo dos últimos dois anos a emissão de quase 500 toneladas de CO2 e economizou mais de 4 milhões de combustível.

            O bom resultado da iniciativa levou a Ambev a decidir por implantar o transporte colaborativo em toda a sua cadeia, como parte do investimento em Logística Verde. A operação é viabilizada pelos softwares Tracking e TMS. O Tracking visualiza, em tempo real, o trajeto dos veículos e corrige eventuais problemas de rotas. Já o TMS analisa a possibilidade do Compartilhamento da Frota com as empresas parceiras.
O controle da idade da frota também evita impactos negativos ao meio ambiente.  Os caminhões das empresas parceiras da Ambev possuem idade média de 3,5 anos. No mercado esta média é de 20 anos.
Para engajar seus parceiros, a empresa estimula ainda o investimento em ações de responsabilidade socioambiental, como a utilização de combustíveis alternativos.
A logística está presente em toda a cadeia produtiva da Ambev.  A área é responsável pelo transporte de matérias-primas até as fábricas e pela interligação das unidades fabris com os Centros de Distribuição Direta, revendas e aproximadamente 1 milhão de pontos de venda em todo o Brasil.

Sistema de logística
Os produtos da empresa passam por uma operação logística de grande escala antes de chegar às mãos do consumidor nos pontos de venda. A área de logística da Ambev trabalha em praticamente toda a cadeia de valor - da gestão de armazéns e transporte de insumos até a distribuição final dos nossos produtos.
A Ambev usa frete em diversos modais (rodoviário, marítimo, ferroviário) para transportar insumos até as fábricas. O mais expressivo é o transporte rodoviário. A empresa gerencia  uma das maiores frotas de caminhões do país: 3.100 veículos de empresas terceirizadas. Os portos e as ferrovias são outras vias logísticas utilizadas, principalmente para carregamento de insumos e suprimentos para a produção.

            Ao chegar às fábricas, todos os insumos são depositados em armazéns, que funcionam 24 horas em 90% dos casos. Todas as fábricas contam com silos. Ao todo são 500 empilhadeiras nas fábricas.
A distribuição é centralizada da empresa é dada em dois canais: os Centros de Distribuição Direta (CDDs), todos da Ambev, e as 165 Revendas, estas terceirizadas. São aproximadamente dois milhões de pontos de venda em 14 países – cerca um milhão somente no Brasil. Em determinadas situações, a empresa recorre ao transporte aéreo e a barcos, além da frota de motocicletas para entregar seus produtos aos pontos de venda.

           Para gerenciar esse serviço tão complexo, a empresa investe de forma contínua em novas tecnologias. As suas entregas têm o suporte de softwares de gestão online, que permitem cortar custos e reduzir a emissão de CO2.

Fonte: http://www.ambev.com.br/pt-br

7 comentários:

  1. Eu achei este post de um "puxa-saquismo" sem tamanho! "...e reduzir a emissão de CO2"???????? DU-VI-DO.

    ResponderExcluir
  2. boa noite , gostaria de saber qual empresa faz a logística dos camiões em salvador e em goania

    ResponderExcluir
  3. boa noite, né nada não, só queria dar boa noite mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalho é verdade olhamos isso no detalhe pensando sempre em um mundo melhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Como funciona os outros tipos de modal da Ambev ?

    ResponderExcluir