Pesquisar este blog

domingo, 8 de abril de 2012

GPS Traking

GPS Traking é simplesmente o serviço de rastreamento, monitoramento e gestão de GPS para veículos, bens, equipamentos da propriedade, e até mesmo de pessoas. Para fazer relação à nossa matéria, logística de suprimentos, irei falar um pouco da utilidade deste GPS nos veículos de transporte de matérias-primas.
Muitas organizações fornecedoras de grandes empresas já estão utilizando o GPS para obter benefícios para si mesmo e frente aos concorrentes. Um ponto importante é o fato de que com o monitoramento via satélite o veículo só pode ser utilizado para fins comerciais, evitando assim o uso do veículo para fins pessoais ou que não sejam de interesse da empresa. Além disso, ele elimina manobras desnecessárias, pois fornece para o motorista o melhor caminho para chegar ao destino desejado.
O roubo de veículos é um grande problema enfrentado pelas organizações que pode ser contornado com o uso do GPS. Na maioria das vezes em que um caminhão carregado é roubado, os ladrões o levam para um certo lugar, deixam ele lá até conseguirem descarregar a carga para levarem ela para outro local. Se o caminhão possuir o GPS, poderá ser facilmente identificado o local onde ele se encontra e a polícia tem maiores chances de conseguir recuperar a carga antes que ela seja descarregada. As versões mais modernas deste aparelho possuem um dispositivo que desliga o motor do caminhão à distância, ou seja, quando o veículo começar a se desviar da rota, e o contato com o motorista não for possível, a empresa consegue travar o motor do caminhão e evitar, assim, um possível roubo.
A utilização do GPS também reduz alguns custos para as empresas, como por exemplo a economia em ligações telefônicas para saber onde estão localizadas as unidades, pois o aparelho fornece informações em tempo real; a melhora de processos operativos, causando um aumento nos lucros; a diminuição de custos em reparos nos caminhões, pois ele diminui as chances de acidentes ao controlar o limite de velocidade dos veículos; e a redução do preço do seguro dos veículos.
A Sadia, por exemplo, automatizou o controle de rotas mediante equipamentos como o GPS, reduzindo viagens e queima de combustível, além de priorizar fornecedores regionais que diminuem a distância percorrida pelos caminhões, e possuem este aparelho para garantir uma entrega no prazo e sem perda de mercadoria. Assim como a Sadia, a maioria das empresas já possui o GPS e procura fornecedores que também o utilizam.
Os aparelhos estão cada vez mais baratos, assim como as despesas com o monitoramento, de modo que a maioria das empresas já está adotando o seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário