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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Planejamento Estratégico da Cadeia de Suprimentos

           Empresas em todo o mundo estão sendo pressionadas a melhorar seus níveis de serviços prestados ao consumidor e, ao mesmo tempo assegurar ou manter seus custos nas operações logísticas. Tradicionalmente, as empresas participantes da cadeia de suprimentos trabalham individualmente para atingir seus objetivos, formulando suas próprias estratégias. Todavia, observa-se que estas empresas necessitam trabalhar em conjunto para que possam crescer não só individualmente, mas também como cadeia. Neste sentido, precisam investir em planejamento estratégico e desenvolvimento da cadeia de suprimentos de modo que esses dois aspectos sejam trabalhados em conjunto e de forma conectada.

O termo cadeia de suprimentos pressupõe a adoção de estratégias alinhadas entre empresas formando parcerias de negócios. Este é um processo, no qual, se aliam fornecedores, produtores, transportadores, distribuidores e clientes de forma a agregar valor ao produto ou serviço trazendo rentabilidade a todos os participantes da cadeia nas suas diferentes fases do processo. Essa estrutura permite manter uma maior compreensão das atuais operações ambientais e uma melhor visão das operações futuras.

Atualmente, as ações logísticas existem dentro de um ambiente extremamente diverso, complexo e globalizado. Dessa forma, as condições ambientais propiciam o surgimento de planejamentos estratégicos logísticos. Esse é um processo unificado e integrado para que seja possível atingir maior vantagem competitiva por meio da agregação de valor e da busca constante pela satisfação do cliente. É também um processo que requer compreensão de como diferentes elementos e atividades logísticas interagem em termos de troca e custo total.

 Segundo Akabane (2005) “o planejamento estratégico da cadeia de suprimentos requer informações ou parâmetros, sejam quantitativos e qualitativos, normalmente associados às três principais variáveis logísticas: o tempo, a informação e o recurso. O planejamento estratégico das operações e de logística é entendido de forma melhor como um conceito multidimensional que engloba todas as atividades críticas da empresa fornecendo-lhe um sentido de unidade, direção, propósito; e contendo ainda, decisões focadas, objetivos claros, diferenciais competitivos e uma resposta adequada ao mercado” (2005, p. 4). Dessa forma percebe-se a busca pela maximização dos resultados das ações e a minimização dos riscos na tomada de decisão das empresas.

Este texto foi elaborado a partir de observações iniciais sobre do estudo a ser desenvolvido posteriormente com maior profundidade.

Referências






Acesso dia 14/04/12

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